segunda-feira, 13 de maio de 2013

XÔ DENGUE: Mantenha a dengue longe do jardim

Para evitar o mosquito da dengue é preciso remover a água
 dos pratos dos vasos e das plantas
O inverno é a mais esperada estação do ano, mas devido à alta quantidade de chuvas, pode ser um grande vilão. Quem tem vasos ou jardim em casa deve tomar cuidado com o acúmulo de água limpa, que propicia a proliferação do mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti.
Aline Fini, engenheira agrônoma do Instituto Brasileiro de Paisagismo (Ibrap), explica que é preciso remover a água dos pratos dos vasos e evitar que o excesso de água fique exposto. Para que isso não ocorra, o mais indicado é colocar areia nos recipientes.
Outras medidas importantes são escovar e lavar com cloro as bordas de piscinas e espelhos d´água, não deixar acumular entulho, tampar caixas d’água, virar a boca de latas e garrafas para baixo, e trocar a água das fontes toda semana, com a ajuda de uma bomba.
Borra de café contra as larvas 

A aplicação da borra de café nas plantas também é eficaz. Pesquisas realizadas pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São José do Rio Preto (SP), apontam que o pó de café, depois da passagem da água fervente, contém substâncias que bloqueiam o desenvolvimento das larvas de Aedes aegypti, causando sua morte nessa fase.

Larvicidas também são úteis, mas Francisco Hideo Aoki, professor de Infectologia do Departamento de Clínica Médica da Unicamp, lembra que, mais importante que usar qualquer produto é evitar o acumulo de água nos recipientes.
Quando regar
Para a paisagista Helena Justo, a frequência de rega deve ser seguida conforme a necessidade de cada vegetação. “É melhor molhar um pouco, de duas a três vezes por semana, do que molhar muito de uma só vez.”
Uma maneira fácil de saber se a planta está ou não necessitando de água é colocar o dedo na terra. “Se a terra estiver úmida, significa que não há necessidade de água. Porém, se a pessoa sentir que a terra está seca, é melhor irrigar”, diz.
Bromélias e helicônias
Espécies muito usadas em jardins, as bromélias têm suas folhas dispostas em formato de roseta, o que favorece o acúmulo de água, que é absorvida lentamente pela planta. Portanto, sempre que for regá-las, lembre-se de derramar a água represada em seu centro.
De acordo com Helena Justo, algumas espécies de helicônias também acumulam água. Se for criar um jardim, evite-as ou redobre a atenção na época de chuvas.
Arranjos
Em vasos com flores naturais cortadas, Aline indica trocar semanalmente a água e esfregar as laterais. “Pode-se também adicionar uma solução de água com hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2%, na proporção de 40 gotas para 500 ml de água, que funciona como larvicida e não prejudica a planta.”
Sintomas
É preciso estar atento aos principais sintomas da dengue: febre, dores musculares, cefaleia, dores oculares e nas articulações, mal-estar geral, vômitos e, no caso de dengue hemorrágica, sangramento gengival e nasal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário