quarta-feira, 1 de maio de 2013

Governo do Estado abre mais 14 leitos de UTI Neonatal e de retaguarda


Nesta terça-feira (30), a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, acompanhada do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, abriu, mais 14 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (sete Neonatal e sete de retaguarda), no Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar). Essa medida se insere com conjunto de ações emergenciais que vêm sendo empreendidas no RN, em busca da melhoria do atendimento na Rede Materno-Infantil.

Na ocasião, também estiveram presentes o Secretário de Saúde do Município de Natal, Cipriano Maia, o diretor da Maternidade Januário Cicco, Kleber Morais, o Secretário Adjunto de Saúde do Estado, Marcelo Bessa, o Secretário Adjunto de Saúde do Município, Ion Andrade, além do Diretor do Hospital da Polícia Militar, Kleber Heriberto, e do Comandante da PM, Coronel Araújo.

A abertura foi possível por meio do remanejamento de médicos pediatras feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), juntamente com a contratação, através do município de Natal, de profissionais de neonatologia para o Hospital da Polícia Militar, através da Cooperativa dos Médicos (Coopmed). Além disso, a Maternidade Januário Cicco contribuiu, cedendo equipamentos.

Para a Governadora Rosalba Ciarlini, essa ação foi um importante passo para a reorganização da Rede Materno- Infantil no Estado. “Estamos fazendo todo o esforço para ampliar esses leitos, colocar as maternidades em funcionamento, estimulando a Rede Cegonha com a realização dos partos normais e dar a   assistência que é fundamental no começo da vida”.

A Chefe do executivo enfatizou, ainda, a importância da participação de todos os municípios nesse processo. “Na cidade de Extremoz, por exemplo, há 14 anos, não nascia uma criança, porque a maternidade não funcionava. Agora, depois de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado, essa realidade mudou. Queremos expandir essa parceria para todos os municípios, de modo que todos deem a devida resposta à população”.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, “esse benefício foi resultado de uma coalizão de esforços, por parte do Governo do Estado, através do Hospital da Polícia Militar, do ente federal, por meio da Maternidade Januário Cicco, e da Prefeitura de Natal, constituindo um exemplo bem sucedido de gestão tripartite”.

De acordo com Luiz Roberto Fonseca, novos leitos continuarão a ser  abertos no estado. No Hospital Varela Santiago, por exemplo, já se encontra com os equipamentos prontos para a abertura, em curto prazo, de novos leitos e, no Hospital Maria Alice, mais oito leitos de UTI deverão ser abertos no decorrer do mês de maio.

O Secretário ressaltou a relevância de uma correta contrarreferenciação, de modo a garantir que o usuário seja atendido no local onde reside, quando se tratar de um caso de baixo risco, cuja responsabilidade é dos municípios, cabendo ao Estado atender o paciente em demandas de média e alta complexidade.

Da Assecom/Defato/Blog de Ponto de Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário