terça-feira, 30 de abril de 2013

Pouco mais de 26 milhões de contribuintes entregaram a Declaração do Imposto de Renda em 2013


Brasília – Um total de 26.034.621 de contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano. O número ficou levemente acima da estimativa da Receita Federal, que esperava receber 26 milhões de formulários. No ano passado, 25,2 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.
O prazo de entrega terminou às 23h59min59s dessa terça-feira (30), horário de Brasília. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.
Apenas no último dia de entrega, o Fisco recebeu 3.399.665 declarações. O horário de pico ocorreu das 15h às 16h, quando 262.018 pessoas físicas enviaram o documento. Neste ano, 7.361 contribuintes optaram por preencher e transmitir o formulário por meio de tablets e smartphones. O serviço foi lançado no início de abril , e a Receita esperava receber 5 mil declarações por meio de dispositivos móveis.
O programa gerador da declaração está fora do ar. O envio só poderá voltar a ser feito a partir das 8h de quinta-feira (2) na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Ao contrário de outros anos, não será necessário instalar o aplicativo novamente no computador. O programa já está atualizado para o cálculo da multa e para a impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso.
Após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível – pen drive, disquete ou disco rígido externo – nas unidades de atendimento da Receita Federal.
O pagamento das restituições começará em junho e será feito em sete lotes mensais. No primeiro lote, que será liberado em 17 de junho, terão prioridade idosos de mais de 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. O último lote sai em 16 de dezembro. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita deve desembolsar R$ 12 bilhões com o pagamento de restituições.
Por meio do extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br, é possível verificar erros ou irregularidades na prestação de contas. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora. Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Caio Marcos Cândido, a Receita promete fornecer o extrato de todas as declarações até o início de junho.

Agência Brasil/Blog Ponto de Vista

Câmara faz sessão solene em homenagem ao trabalhador


Brasília - Parlamentares de diversos partidos prestaram hoje (30) homenagens aos trabalhadores brasileiros, durante sessão solene da Câmara em homenagem ao Dia do Trabalho. Os deputados destacaram as conquistas alcançadas pelos trabalhadores nos últimos anos e reconheceram que muita coisa ainda precisa ser feita em prol do trabalhador brasileiro.
Os parlamentares enfatizaram o papel importante desempenhado pelo trabalhador no desenvolvimento do Brasil. Lembraram algumas das ações do Parlamento como a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que equipara os direitos dos trabalhadores domésticos aos demais trabalhadores e a aprovação do piso salarial para o magistério.
Muitos dos deputados falaram da necessidade de o Congresso aprovar o fim do chamado fator previdenciário, uma espécie de redutor das aposentadorias. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que o 1º de maio deve ser para reflexão sobre a necessidade de cada trabalhador, da luta pela redução da jornada de trabalho e de melhores condições de trabalho. Para o peemedebista Edinho Bez (SC), os desafios ainda persistem. “Hoje, festejamos conquistas, mas há muito que fazer”, disse.
Representando o PV, a deputada Rosana Ferreira (PR) declarou que as conquistas dos trabalhadores nos últimos anos se deve à aprovação de medidas pelo Congresso Nacional “independentemente das siglas partidárias”.
Os petistas destacaram as conquistas alcançadas pelos trabalhadores brasileiros nos dez anos do governo do PT. Ressaltaram a aprovação de políticas de valorização do salário mínimo e a geração de milhões de empregos com carteira assinada.
“Ao longo dos últimos anos os trabalhadores construíram uma alternativa ao projeto neoliberal . A partir daí houve avanços significativos como a valorização do salário mínimo, mas é preciso avançar e conquistar, entre outros pontos, a redução da jornada de trabalho”, disse o deputado Policarpo (PT-DF).
Agência Brasil/Blog Ponto de Vista

Pedófilos não são excomungados, mas eu fui, desabafa padre de Bauru (SP)


Roberto Francisco Daniel, 48, mais conhecido como padre Beto, diz ver com incoerência sua excomunhão da Igreja Católica, já que sacerdotes que cometeram crimes de pedofilia, entre outros, não receberam a mesma punição.
O religioso que atuava na Diocese de Bauru (329 km de São Paulo) desde 2001 foi excomungado nesta segunda-feira (29) pela igreja, após um vídeo no qual ele se mostra favorável à união entre homossexuais ter sido publicado na internet.
O combinado, segundo ele, era ir à diocese somente para entregar seu pedido de afastamento, pois não havia aceitado pedir desculpas pelo conteúdo do vídeo. Ao questionar se estava "no banco dos réus", recebeu a afirmativa e, em seguida, abandonou a sala. Depois do episódio, recebeu a notícia da excomunhão.Padre Beto conta ter sido recebido ontem pelo bispado da Diocese de Bauru em uma sala que se transformou rapidamente em um tribunal. Lá, ele deveria 'se desculpar pelos crimes contra a igreja', entre os quais o vídeo, que deveria ser retirado do ar.
"Foi com bastante indiferença [que recebi a notícia] porque eu já tinha me desligado. Mas, por outro lado, vejo com muita tristeza a incoerência dela [da Igreja], porque nós sabemos de casos que são notórios e públicos de pessoas, padres e bispos que erraram, que cometeram crimes de pedofilia, outros crimes também, que são punidos pela lei penal, mas não são excomungados. E a gente que simplesmente ajudou na reflexão sobre esses temas é excomungado. Vejo uma incoerência muito grande", disse ao UOL.
Impedido de celebrar missas a partir de então, Beto diz que manterá suas ações como teólogo e professor universitário na cidade, mantendo o diálogo sobre assuntos que envolvem a sexualidade.
"Pretendo continuar uma vida religiosa como teólogo. Sou teólogo formado, tenho doutorado e vou continuar contribuindo com a reflexão sobre Deus, sobre o mundo e como eu já comecei sobre a sexualidade humana, sobre o comportamento humano e sua relação com Deus", disse.
Padre Beto nunca foi um padre 'comum'. Com aparência jovial, vista no piercing em uma das orelhas, na tatuagem aparente e na calça jeans e camiseta, ele atraia jovens universitários e católicos não praticantes para as missas bauruenses. Em muitas delas, as mulheres eram maioria. O motivo? A simpatia e os olhos claros do religioso também costumeiramente chamado de 'padre galã'.
Beto repudiou ainda o discurso da igreja que diz que seus atos provocam escândalo.
"Quando ela [a Igreja Católica] fala em atos, isso é muito grave. Não são atos, são reflexões, é uma grande diferença. Tenho uma vida íntegra, dou a cara para bater. Reflito claramente porque não tenho o que esconder. Tudo o que eu faço é da linha da igreja, nunca feri o celibato, sempre levei a vida na moral cristã. Reflito a igreja, mas ela tem que revisar o conceito", diz.
Para ele, falta a Igreja Católica abrir espaço para a reflexão de temas atuais, como o uso de métodos anticoncepcionais.
"É claro que a maioria dos casais da Igreja Católica usa camisinha, faz laqueadura e ninguém fala. É aquela hipocrisia e não se esclarece que temos que ter uma boa educação sexual, planejar nossas famílias. Agora se isso é escandaloso em pleno século 21, eu não sei em que sociedade estou vivendo", diz.
UOL Notícias

Dagoberto Bessa visita coordenador de gabinete da Dep. Federal Fátima Bezerra

O coordenador de Gabinete Adriano Gadelha da Deputada Federal Fátima Bezerra, recebeu na tarde desta terça-feira (30), a visita do Prefeito Dagoberto Bessa de Severiano Melo, junto com o Secretario de Assuntos Especiais Libério Maia. 

Durante a visita foram discutidos diversos assuntos de interesse do município, dentre eles algumas solicitações do Prefeito Dagoberto, como o apoio na busca por melhorias na educação com uma Creche Escolar, investimentos em saneamento básico e adutora.



Fonte: Página da PMSM no facebook


TABOLEIRO GRANDE: NOVA ILUMINAÇÃO DAR NOVO ASPECTO AS NOITES DA CIDADE


As noites nas ruas e praças de Taboleiro Grande estão bastante diferente dos últimos tempos.
Motivo?
A nova iluminação não lembra em nada o breu em que vivíamos a pouco tempo.
A praça Antonio Nicolau, rua Augusto de Paiva, Paulo do Rêgo entre outras a iluminação ficou muito boa.
A prefeitura investiu forte e trocou as antigas luminárias de baixa intensidade por lâmpadas fortes e a noite parece dia.
Essa medida vem colaborar com a segurança da população durante a noite.
A meta da prefeitura é fazer a manutenção em 100% da iluminação das praças e ruas da cidade.
A diferença já começa a ser notada.

Fonte: Blog do João Moacir

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fiéis lotam primeira igreja gay de São Paulo no culto de estreia


29 de ABRIL de 2013 - A igreja lotou no sábado à noite de gays, lésbicas, travestis, transgêneros. Eram uns 500, em trajes que iam do terno e gravata até as plumas e paetês dos travestis que deram o ar da graça no templo, localizado no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo.
 Culto de estreia da Igreja Contemporânea em São Paulo, viam-se aqui e ali, também, uns gatos pingados heterossexuais (em geral familiares de gays convertidos).
 Fundada há seis anos pelos pastores Fabio Inacio de Souza e Marcos Gladstone, casados desde 2009 e há dois anos pais adotivos dos meninos Felipe, 7, e Davidson, 9, a Contemporânea entra no disputado mercado da fé oferecendo mercadoria rara entre religiosos em geral: a aceitação total da homossexualidade.

Fonte: Ideias & Fatos

TRE do RN poderá cobrar de prefeitos cassados custo das eleições suplementares



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte poderá cobrar dos prefeitos cassados que originaram novos pleitos o custo pelas eleições suplementares. Caso a ação seja impetrada pela Advocacia Geral da União representará cerca de R$ 136 mil a serem ressarcidos aos cofres da Justiça Eleitoral. O processo que originará a cobrança foi provocado pelo procurador geral eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, e está na fase de análise da diretoria geral do Tribunal.
Até o momento, ocorreram eleições suplementares no Estado potiguar nos municípios de Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel. Neste último, o pleito custou cerca de R$ 60 mil e foi originado pela anulação do registro do candidato Manoel Cândido (PT), que venceu o pleito, mas não foi diplomado porque teve as contas referentes a eleição de 2006 desaprovadas.
Já em Caiçara do Rio do Vento o eleito Felipe Muller (PP) teve o registro negado porque a Justiça Eleitoral entendeu que a candidatura dele representaria o terceiro mandato de um mesmo núcleo familiar, já que o pai dele foi prefeito por dois mandatos. Naquele município, a eleição suplementar, realizada este mês, custou cerca de R$ 66 mil.
Embora no Rio Grande do Norte as ações para ressarcimento dos custos das eleições suplementares ainda não tenham sido impetradas, já há uma definição da Advocacia Geral da União sobre o assunto.
Desde o ano passado, a Justiça Eleitoral em parceria com AGU passou a cobrar de prefeitos cassados as despesas com a realização das novas eleições para escolher os sucessores. Até o momento, foram ajuizadas 34 ações de ressarcimento referentes às eleições municipais de 2008. Juntas, essas ações somam mais de R$ 1,3 milhão de gastos com novas eleições realizadas.
De acordo com dados do TSE, desde 2008 foram realizados 179 novos pleitos eleitorais. Em 2013 foram 26 eleições suplementares.
Fonte: Tribuna do Norte

Padre brasileiro que se declarou a favor de homossexuais é excomungado


O padre Roberto Francisco Daniel, 48, que contrariou a Igreja Católica com declarações a favor de homossexuais, foi excomungado nesta segunda-feira (29) pela Diocese de Bauru (329 km de São Paulo), à qual estava subordinado. Com a decisão, padre Beto, como é conhecido, está proibido de celebrar cultos e de receber a comunhão. Ele poderá receber a eucaristia somente na condição de leigo, mas desde que recorra da decisão e demonstre "verdadeiro" arrependimento pelos seus atos. Um processo para a demissão de padre Beto, pela Santa Sé, foi aberto nesta segunda-feira por um juiz instrutor cuja identidade é mantida em segredo. O juiz proibiu também membros da igreja de falarem sobre o assunto. Em nota, a diocese de Bauru informa que o comportamento do pároco caracteriza heresia e cisma, condutas que ferem o cânone 1.364 do Código de Direito Canônico. A pena para esses delitos é a excomunhão. "O referido padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica, contra a moral e pela deliberada recusa de obediência ao seu pastor (obediência esta que prometera no dia de sua ordenação sacerdotal), incorrendo, portanto, no gravíssimo delito de heresia e cisma", informa a nota. 

 UOL

Cartórios do RN aguardam decisão do TJ para celebrar casamento gay

Marlene Silva de Freitas e Maria Goretti estão juntas há
18 anos e já registraram união estável em cartório 
No próximo domingo, 5 de maio, completa dois anos de uma das decisões que marcaram a história recente do Poder Judiciário no Brasil. Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão unânime, reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Desde então, cartórios em todo país oficializam a união estável de casais homoafetivos. Por consequência da sentença do STF, corregedorias de dez tribunais estaduais regulamentaram o casamento civil e, nesses Estados, é possível, a exemplo do que ocorre com casais heterossexuais, a celebração de casamentos homoafetivos nos cartórios. Até o fim deste ano, a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deve expedir provimento nesse sentido evitando, assim, a judicialização das uniões estáveis homoafetivas. Atualmente, os casais homoafetivos potiguares só têm um caminho para transformar a união estável em casamento de fato: procurar a Justiça. O processo é lento, desgastante e pode sair caro. Até o momento, há informações de apenas uma ação que logrou êxito no judiciário estadual. Um casal formado por um médico e um servidor público conseguiu, em agosto do ano passado, converter a união estável de mais de uma década em casamento. O reconhecimento foi formalizado pela 3ª Câmara Cível do TJRN após negativa de juiz de primeira instância e posicionamento contrário do MPE A ação inédita no Rio Grande do Norte foi protagonizada por um casal de homens que prefere preservar a identidade por causa dos filhos adotados alguns anos antes da união oficial. Aliás, foi por causa dos filhos – uma menina de 4 anos e um menino de 10 anos – que eles resolveram enfrentar a “batalha judicial”. Se fosse preciso, iriam até Brasília lutar pela legalização da família. “O casamento é diferente da união estável. Com essa decisão, temos mais segurança. Estamos protegidos e nossos filhos também têm esse amparo legal”, colocou um dos homens. Antes da oficialização, perante à Justiça, do casamento, o casal enfrentou alguns revés. A advogada Cristine Borges Araújo explicou que a ação foi julgada improcedente pela juíza de primeira instância após parecer negativo do MPE. “Mas o casal recorreu da decisão e fomos ao TJRN. Passou quase um ano para a ação ser julgada e, novamente, o MPE foi contra. Porém, a juíza Sulamita entendeu que era possível acatar o pedido e o Tribunal aprovou. 

Fonte: T N notícia

F5 ATUALIZADO: Curta a página no facebook

CURTA A PÁGINA
NO FACEBOOK



E Mantenha Seu Repertório 
Sempre Atualizado!

CGJ autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo em SC

Casamento entre pessoas do mesmo sexo foi
autorizado em SC (Foto: Tássia Thum/G1)

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) de Santa Catarina autorizou a partir desta segunda-feira (29) a formalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo. Com a decisão, casais homoafetivos podem registrar a união em cartórios de registro civil. De acordo com a entidade, o registro poderá ser realizado sem a observância da limitação de gênero que impõe a legislação, mas ambos precisam residir no estado.
“A partir de agora, o serviço notarial e de registro estará autorizado a dar normal seguimento às habilitações para casamento, independentemente do sexo dos contraentes”, afirmou o juiz-corregedor Davidson Jahn Mello, responsável pelo Núcleo IV – Serventias Extrajudiciais da CGJ.
De acordo com Alexsandro Postali, coordenador do núcleo extrajudicial da Corregedoria, o pedido foi feito pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) há três semanas. "Há outros estados que também autorizaram, como Alagoas e São Paulo. Porém, para registrar o casamento em Santa Catarina é necessário que ambos morem no estado", explicou Postali.
A decisão amplia a interpretação do artigo 629 do Código de Normas da CGJ, que permite a união estável desde 2011. A deliberação teve como base a do Supremo Tribunal Federal, que julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4.277 e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 132, somado à recente decisão do Superior Tribunal de Justiça no Recurso Especial n. 1.183.378-RS, que afastou a exigência de diversidade de sexos e determinou o prosseguimento de processo de habilitação para casamento civil entre pessoas do mesmo sexo naquele Estado.
“Esta decisão mostra que a Corregedoria-Geral da Justiça encontra-se atenta aos desdobramentos das decisões jurisdicionais que tratam do tema. Com isso, Santa Catarina alinha-se ao decidido em diversos Estados e passa a permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania”, afirmou o desembargador Vanderlei Romer, corregedor-geral da Justiça.
Fonte: G1/SC

NOTA: Temos que entender que todos, digo todos, temos os mesmos direitos de sermos felizes. Este é um grande avanço e que seja espelho para outros Estados desse Brasil. Parabéns Santa Catarina pela regulamentação do CASAMENTO IGUALITÁRIO.

Ministério Público enquadra Prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto, em mais um Inquérito Civil


Administração Gildene Barreto/Leidimar Morais atravessa momento difícil.

Definitivamente, já está virando rotina aqui nesta página virtual noticiarmos fatos negativos envolvendo o nome da Prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto (PTB).

E não é para menos, pois nos últimos meses, a Chefe do Executivo Oestense teve o seu nome arrolado em vários Inquéritos Civis instaurados pelo Ministério Público da Comarca de Pau dos Ferros e com quase todos apontando para o cometimento de, supostos, atos negligentes no exercício do cargo por parte da gestora.

O mais novo fato negativo envolvendo o nome de Gildene Barreto nos registros do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte refere-se a instauração do INQUÉRITO CIVIL Nº 06.2013.00001557-6, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros, para apurar o possível cometimento de ato de improbidade administrativa por parte da Prefeita ao estabelecer, segundo as denúncias, jornadas de trabalho diferenciadas para servidores concursados ocupantes do mesmo cargo, privilegiando seus eleitores em detrimento dos que votaram nos candidatos da oposição.

Ao todo, o Ministério Público informa que 10 (dez) funcionárias do Município assinaram a denúncia de mais este, suposto, caso de Improbidade noticiado na referida Promotoria e que teria sido patrocinado por Gildene Barreto.

Ademais, o Promotor de Justiça Mac Lennon Lira dos Santos Leite oficiou a Prefeitura para que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, encaminhe a cópia da lei que estabelece o Regime Jurídico Único dos Servidores Municipais, bem como prestar esclarecimentos acerca dos fatos narrados no procedimento investigativo. 

Vale salientarmos que, caso as denúncias sejam comprovadas, a gestora poderá ser penalizada até com o ajuizamento de uma Acão Civil Pública de improbidade administrativa (ACP) por parte do Ministério Público.

Aparentemente, o "chicote tá comendo" lá pras bandas da terra de São Francisco.

Vôte!!!

Clique na imagem e veja em tamanho maior.

Fonte: Blog Política Pauferrense

PREFEITURA DE SEVERIANO MELO APOIA A PRÁTICA DE CAPOEIRA



A capoeira é considerada atualmente um dos principais esportes nacionais. Surgiu entre os escravos como um grito de liberdade. Os negros da África, a maioria da região de Angola, foram trazidos ao Brasil para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar como mão-de-obra escrava. Capoeiras eram áreas semidesmatadas onde os escravos treinavam seus golpes. Quase acrobáticos e com aspecto de dança, a luta contribuiu para enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, julgando-a uma brincadeira dos escravos. 
As rodas são ritmadas pelos toques de instrumentos e palmas dos capoeiristas. O berimbau, que servia para dar ritmo ao jogo, também anunciava a chegada de um feitor, ou seja, a hora de transformar a luta em dança. Angola é o toque de abertura, lento, onde o mestre da roda, que toca o berimbau, inicia uma ladainha - saudação. Os capoeiristas ficam esperando ao pé do berimbau a indicação para entrar na roda.
A prática do esporte capoeira, além de resgatar a cultura histórica de um povo, beneficia também o corpo e a mente.
A prefeitura de Severiano Melo, através da secretaria de Esporte Juventude deu início no último sábado (27) as aulas de capoeira.
As atividades começaram a serem realizadas na sede do município e nas comunidades de Santo Antonio e Boa Vista.

Fonte: Sec. de Com. e Eventos

domingo, 28 de abril de 2013

Testes Rápidos de HIV e Sífilis são disponibilizados em 21 municípios de Alagoas


A população de Alagoas já possui acesso as Testes Rápidos de HIV e Sífilis em 21 dos 102 municípios. Um serviço que é oferecido em Unidades Básicas de Saúde e cujo resultado é disponibilizado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em apenas 15 minutos.

Os testes estão disponíveis em unidades de saúde dos municípios de Atalaia, Arapiraca, Campestre, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Junqueiro, Maragogi, Matriz do Camaragibe e Marechal Deodoro. Também é possível realizá-los em Messias, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Piranhas, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, Santana do Ipanema, São Sebastião, Satuba e
União dos Palmares

Já em Maceió, os exames estão disponíveis na Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Universitário e Maternidade Denilma Bulhões. As Unidades de Saúde Municipais Jorge Nasser, São José, Tereza Barbosa, Denisson Menezes e os PAM Bebedouro e Salgadinho também ofertam os testes rápidos gratuitamente.

Expansão – Mas a meta da Secretária de Estado da Saúde (Sesau) é expandir o serviço, assegurando que, até o final de 2014, todos os municípios alagoanos estejam aptos para a realização dos testes rápidos. Para isso, segundo a técnica em transmissão vertical de HIV e Sífilis, Sheila dos Anjos, profissionais da Vigilância Epidemiológica Estadual e da Atenção Básica estão capacitando os técnicos municipais.

Os últimos cursos ocorreram nos últimos dias 24 e 25 de abril, respectivamente em Delmiro Gouveia e Inhapi. Durante as capacitações, os profissionais assistem a aulas teóricas e práticas, tornando-se aptos para aplicar os testes. O curso foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e tem como público-alvo os profissionais que atuam no atendimento ao público, a exemplo de médicos, enfermeiros e dentistas.

Ainda de acordo com a técnica em transmissão vertical de HIV e Sífilis, os testes são eficazes. “A informação é a principal arma para qualquer ser humano, especialmente para alguém infectado com HIV ou Sífilis. Apenas após o diagnóstico, o paciente pode evitar a contaminação de outras pessoas e será possível iniciar o tratamento”, explicou Sheila.

Ainda de acordo com a técnica da Sesau, os testes possuem uma importância ainda maior para as gestantes. Isso porque, elas devem realizar a avaliação no inicio e no fim da gravidez, garantindo o tratamento adequado e resguardando o feto de complicações futuras.

“No caso específico das grávidas, o diagnóstico precoce, ocorrido durante o pré-natal, oportuniza o tratamento e o acompanhamento das pacientes. Quando isto é feito de forma correta, se evita a transmissão vertical, ou seja, a transmissão da mãe para o feto”, Sheila dos Anjos.

Dados do HIV e Sífilis – Alagoas registrou, de 1986 a 2011, 3.854 casos de infecção pelo vírus HIV e ficou em 4º lugar do Nordeste, em número de casos. De acordo com dados da Sesau, em 2011 foram registrados 318 novos casos, representando um aumento de 44% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 213 novas vítimas.

Com relação à Sífilis, também foi registrado um aumento no número de casos em Alagoas. Isso porque, em 2010 foram notificados 304 casos e, no ano seguinte, o número passou para 350. “A prevenção é a principal forma para impedir o avanço de doenças como a AIDS e Sífilis. O Estado tem realizado campanhas sistemáticas de conscientização, além de distribuir preservativos e capacitar profissionais para o diagnóstico precoce”, enfatizou Sheila dos Anjos.

Fonte: Primeira Edição 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

MARCO FELICIANO PROMETE ACABAR COM OS VÍDEO-GAMES NO BRASIL ATÉ 2014


Pessoas próximas ao deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos, o pastor Marco Feliciano, garantem que ele já iniciou internamente na câmara um lobby para que amigos influentes o ajudem a aprovar um projeto de lei banindopermanentemente o lançamento de novos jogos e, posteriormente, proibindo a venda de consoles de videogame no Brasil.
Marco Feliciano promete acabar com os vídeogames no Brasil até 2014
Ao ser questionado sobre o motivo, um dos fiéis da Assembleia de Deus Catedral do Avivamento, igreja liderada por Feliciano, diz que é muito justo, já que “os jogos de videogame são obra de Satanás. Não contribuem em nada para o crescimento e aproximação de Deus para com os jovens, além de fazer apologia a violência e diversas outras características que exterminam a paz na sagrada instituição da família”.
Uma repórter da região onde Feliciano fundou sua primeira igreja garante que Feliciano sempre foi contra tais atividades e até já queimou uma pilha de Nintendo Wii alegando que os consoles da Nintendo seriam a maior incentivadora da homossexualidadedos jovens da cidade.
Marco Feliciano ganhou notoriedade nacional após assumir a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. No mês de março, manifestações contra a nomeação do dele foram realizadas em várias cidades do Brasil. Em Florianópolis, um grupo de pessoas se reuniu na Praça XV segurando cartazes com mensagens que repudiavam a nomeação do deputado. As manifestações ocorreram contra o deputado devido às mensagens polêmicas postadas por ele em redes sociais em 2011 contra africanos e homossexuais.
Fonte: IgrejaHoje

'Minha trajetória política está encerrada', diz ex-prefeita de Natal

Micarla de Sousa durante entrevista coletiva em 2012
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

"A partir de hoje minha trajetória política está definitivamente encerrada". A declaração é da ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa que entregou pedido de desfiliação ao Partido Verde (PV) nesta quarta-feira (24). Em entrevista ao G1, Micarla, que é jornalista e empresária, afirmou que irá se dedicar aos filhos e à própria saúde.
A desaprovação da gestão de Micarla de Sousa em Natal chegou a 95%, de acordo com pesquisa do Ibope em outubro do ano passado. No dia 31 do mesmo mês, em entrevista ao G1, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse que a avaliação negativa de Micarla é a pior já registrada pelo instituto em mais de 20 anos. "Não temos nenhuma pesquisa de avaliação de prefeitos pior do que a que verificamos na pesquisa de Natal".
A ex-prefeita explicou que desde junho de 2012, quando anunciou que não seria candidata à reeleição, a decisão de deixar a política para cuidar da saúde e da família já estava tomada. “Mas nesses nove meses foi muito difícil tomar a decisão de deixar o partido. Foi mais difícil do que a decisão de deixar a política”, disse.
Convites
Micarla de Sousa afirmou ainda que recebeu convites para se filiar a outros partidos quando a desfiliação ao PV se tornou pública. “Eu agradeço, inclusive, aos partidos que desde ontem entraram em contato comigo, mas realmente eu não tenho qualquer interesse em voltar para a vida pública. Eu fiz a minha parte e dou por encerrada minha trajetória política”, disse.

Ela avaliou o período em que esteve na política como tempo “de aprendizado”. “Foram anos de muito amadurecimento e aprendizado. Hoje, eu me considero uma pessoa muito melhor do que quando entrei para a politica. A política me fez conhecer o mundo real, ir para a rua, conhecer todas as dores do nosso povo, me fez conhecer o lado humano das pessoas que nos governam", afirmou.
E continuou: "Eu como repórter política, considerava que os políticos tinham uma vida perfeita, os rótulos eram muito fáceis. Hoje, conhecendo o outro lado, eu vejo que a vida pública é muito dura, de cobranças, e percebi que os políticos são seres humanos falíveis”.
Futuro
Sobre os planos para o futuro, a empresária disse que pretende se dedicar a tudo que teve que abdicar enquanto prefeita. “Depois de tanto tempo distante das coisas que eu mais amo, eu continuo com os mesmos planos de cuidar de mim e dos meu filhos”. Micarla de Sousa afirmou que, por enquanto, não pretende voltar a atuar nas empresas da família. “Continuo ajudando minha família, mas não tenho nenhuma função executiva nas empresas, nenhum compromisso formal.  O único compromisso que eu tenho agora é restabelecer a minha saúde”, disse.

Trajetória
Micarla de Sousa entrou para a vida pública em 2004 quando compôs como vice-prefeita a chapa pela reeleição do então prefeito Carlos Eduardo. Em 2006, ela rompeu com o prefeito e se candidatou à deputada estadual e foi eleita como a sétima candidata mais votada. Em 2008, Micarla de Sousa disputou a prefeitura de Natal e foi eleita no primeiro turno com 50,84% dos votos. Em outubro de 2012, a prefeita foi afastada do cargo pela Justiça sob suspeita de ter estar ligada a uma fraude na Secretaria de Saúde de Natal.

*G1-RN/Blog Ponto de Vista


Justiça do RJ manda prender cantor Waguinho por não pagar pensão

Cantor Waguinho deve R$ 103 mil em pensão
alimentícia (Foto: Produção / G1)
A Justiça do Rio determinou a prisão preventiva do cantor gospel Wagner Dias Bastos, conhecido como Waguinho, por não pagamento de pensão alimentícia. De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ-RJ), o artista deve R$ 103 mil em pensão alimentícia.
A determinação é da 11ª Vara de Família do Rio de Janeiro. O TJ informou que o advogado do cantor entrou com um pedido de acordo, oferecendo R$ 45 mil. Caso o valor seja aceito pela modelo Solange Gomes, autora da ação, a prisão será revogada.
Solange Gomes, Porto da Pedra (Foto: Alexandre Durão/G1)
Solange Gomes, autora da ação, desfilando pelo
Porto da Pedra (Foto: Alexandre Durão/G1)
A prisão foi pedida no dia 18 de abril, mas veio à tona apenas nesta quinta (26). Segundo o órgão, maiores detalhes sobre o processo não serão informados, já que está em segredo de justiça.
Waguinho teve um filho com Solange em 2000. O cantor, que iniciou carreira no grupo "Os Morenos", foi candidato a prefeito do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em 2012, quando ficou em terceiro lugar, com 15,23% dos votos. 
O cantor foi candidato a senador, também, nas eleições de 2010. Na ocasião, Waguinho ficou em quinto lugar, com 8,81%, e não conseguiu se eleger.
'Ele é um pai ausente', diz Solange Gomes
Em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (26), a modelo Solange Gomes revelou que o cantor Waguinho sempre foi um pai ausente. No entanto, ela disse que não vai falar mais sobre o assunto em respeito a sua filha. "Ela tem só 13 anos e é uma adolescente. Então, em respeito a ela vou preferir não falar nada neste momento. Na hora certa, eu digo alguma coisa", explicou.

Já o cantor Waguinho disse, através da sua assessoria, que prefere não falar com a imprensa.
*Blog Ponto de Vista/G1



Wilma será sim candidata ao governo


Wilma-VIIA coluna do Barbosa, no Nominuto, destaca que a vice-prefeita de Natal é sim candidata a governadora nas eleições de 2014. Estou convicto disso. Ao evitar ir à reunião com o presidente da Câmara dos Deputado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), outro provável candidato a governador do RN, juntamente com o prefeito da capital potiguar, Carlos Eduardo Alves (PDT), para discutir assuntos referentes ao município, Wilma deixou nas entrelinhas que não quer dar espaços para Alves se fortalecer. Basta uma leitura minuciosa da atitude dela para enxergar isso.

Outra:
Em sua “estreia” em rede nacional desde que começou a agir como possível candidato à Presidência, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, usou ontem o programa de dez minutos do PSB para se apresentar como crítico independente do governo Dilma Rousseff:
- O Brasil precisa dar um passo adiante e nós do PSB vamos dar este passo junto com o Brasil, afirmou.
Aliado cada vez mais distante do Planalto, Campos ainda empregou tom de ameaça ao dizer que o país pode retroceder se não promover mudanças estruturais.
Ora, se Eduardo Campos ensaia ser candidato à Presidência da República nas eleições vindouras, nada mais natural do que Wilma de Faria fazer palanque para ele no Rio Grande do Norte com sua candidatura ao governo do estado. A conferir!
*Blog Ponto de Vista via Márcio Melo

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SEVERIANO MELO: PREFEITO DAGOBERTO BESSA FAZ ENTREGA DE FARDAMENTO DE TRABALHO AOS SERVIDORES DA LIMPEZA PÚBLICA



Em Severiano Melo, depois que o prefeito Dagoberto Bessa - PSD tirou a cidade do caos administrativo com ações emergenciais em vários setores, começa agora a dar atenção a ações não emergenciais, mas que também são importantes para o bom funcionamento da máquina pública.
Na semana que passou Dagoberto Bessa reuniu os garis e juntamente com o vice-prefeito Jacinto Carvalho e o Secretário de Obras e Urbanismo, Maurício José fez a entrega do fardamento desses servidores que são responsáveis pelo brilho da cidade limpa.
O fardamento representa a qualquer categoria sua identificação e respeito por parte de todos.

Fonte: Blog da Sec. de Com. e Eventos

Secretaria de Saúde de Severiano Melo investe no planejamento familiar fechando contrato com a BEMFAM


Mairthes Medeiros
Sec. de Saúde de Sev. Melo
A Secretária  de Saúde, Mairthes Medeiros, fechou contrato com a BEMFAM, visando promover um bom acompanhamento de mulheres e homens (dispondo de preservativos e anticoncepcionais) que desejarem realizar o planejamento familiar com segurança, além de ações educativas promovendo redução da mortalidade materna, suporte técnico para aprimoramento das ações de prevenção de enfermidades como Febre Amarela, Dengue, Malária, Tifo, Varíola, Meningite e Chagas e agregar valor as ações do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas(PSE).
Os insumos para o planejamento familiar já estão disponíveis no município e estará a disposição da população a partir do mês de maio de 2013, visto que os enfermeiros que atuam no município precisavam de treinamento específico para lidar com as questões burocráticas do programa.Suporte técnico para a melhoria das atividades já realizadas pelo setor público de prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.
Ontem, 22 de abril de 2013, a coordenadora da Atenção Básica, Raimunda Melo, realizou treinamento com os enfermeiros a fim de deixá-los aptos a realizar todas as estatísticas diárias e mensais da BEMFAM, bem como com intuito de apresentar-lhes o programa.
Vale salientar que o programa BEMFAM está acessível a toda a população, basta procurar um posto de saúde e realizar cadastro com o enfermeiro. O acompanhamento dos usuários cadastrados se dará mensalmente na unidade de saúde da sua área de abrangência. 

Fonte Blog da Sec. Com. e Eventos

MOTORISTA PASSA MAL AO VOLANTE E ÔNIBUS ESTUDANTIL DE ITAÚ DESCE ATERRO



Foi na noite de ontem (23) por volta das 22h10 que o ônibus escolar de Itaú desceu o aterro nas proximidades do Campus do IFRN, devido o motorista ter passado mal no volante.
No ônibus estava 8 jovens do IFRN, que tinham acabado de entrar no veiculo para começar a pegar os demais estudantes itauenses que aguardavam em outras paradas em Pau dos Ferros quando tudo aconteceu.
Em depoimentos colhidos por nossa redação, os jovens relataram que estavam todos conversando, quando inesperadamente o motorista começou a passar mal, perdendo o controle do ônibus que acabou indo para a contra mão, batendo no meio fio do acostamento estourando o pneu e descendo o aterro até parar próximo a um açude, devido os pneus da frente do ônibus terem atolado antes de chegar ao mesmo.
Depois que o ônibus parou, os estudantes muitos nervosos tentavam sair do veiculo, onde o jovem Acássio conseguiu abrir a porta e todos saíram bem e sem nenhum ferimento, ficando no interior do veiculo somente Acássio que tentava ajudar o motorista Edivam que estava desmaiado enquanto o socorro não chegava. O jovem Edson Júnior tentava acalmar os outros estudantes.A estudante Hosana Maia chamou o SAMU que durante o atendimento do mesmo, Edivam já tinha retornado do desmaio e dizia que estava bem, até sofrer um novo desmaio, sendo levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.
Enquanto isso, os estudantes envolvidos no ocorrido aguardavam em frente ao IFRN o micro-ônibus de Itaú que já estava a caminho de Pau dos Ferros para levar todos para casa, inclusive os que aguardavam em outros pontos da cidade.
Por volta das 00h15 o motorista teve alta do hospital e retornou junto com os estudantes no micro-ônibus.

Do Blog: Atualidade/João Moacir

terça-feira, 23 de abril de 2013

Aumento de etanol na gasolina não provocará problema de abastecimento


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23) que as medidas anunciadas para o setor de etanol tem o objetivo de “reforçar” este segmento da economia. “Este é um setor que veio para ficar, e nós temos que, volta e meia, ver o que pode ser feito para dar suporte aos nossos produtores”, disse. Em relação à diminuição do preço do combustível, ela disse que dependerá de como o mercado estiver.
A presidenta ressaltou que a produção brasileira de etanol é reconhecida em todo o mundo por poupar emissões de gases de efeito estufa e tornar mais eficiente o uso da energia. O fato de fazer parte de dois seguimentos, do agronegócio e do industrial, o torna mais suscetível a crises. “Tanto sofre os efeitos das flutuações agrícolas, como com as características do mercado de energia”.
A presidenta disse que o aumento para 25% da quantidade de etanol misturada à gasolina, a partir do dia 1º de maio, é reconhecimento de que a produção foi maior. Ela explicou que a medida não provocará problema de abastecimento, pois, atualmente, o setor é “extremamente” flexível e fácil de ser regulado. “Às vezes o preço compensa, às vezes não compensa. O fato de ser flexível é que justifica hoje nós termos dado um passo na direção da estabilidade do setor”, disse, acrescentando que o consumidor pode escolher qual combustível colocar em seu veículo.
“Quando, nos anos 80, usávamos carro a álcool, ele era inflexível. ou era álcool ou não era nada. Como [a cana] é um produto que sofre as variações do clima, uma seca ou algo assim interfere na produção da matéria-prima, nós conseguimos superar isso com a tecnologia do flex fuel”, disse a presidenta. Segundo ela, o país hoje tem a possibilidade de ter um setor de etanol com dupla função, produzindo para o mercado interno e também com condições de ser um grande exportador.
Fonte: Agência Brasil