quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mãe raspa o cabelo para comemorar aprovação do filho


O esforço de um jovem somado a fé de uma mãe trouxeram a um estudante de 20 anos a realização de um sonho, passar no vestibular para o curso de Medicina. O resultado, anunciado aos gritos por Silas Gabriel Borges Firmino, veio com a divulgação dos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), publicado na segunda-feira passada, 1º.

As palavras do filho ainda estão na mente de Maria da Conceição Borges Firmino: “Passei, mãe! Mãe, passei. Mundo, eu vou ser médico. Eu vou ser médico, Mossoró. Vou ser o primeiro médico da família, vou curar muita gente”, lembra a mãe, sobre a felicidade de Silas, após ver o resultado na internet.

Para comemorar, os dois rasparam o cabelo. Na realidade, a ideia de Maria da Conceição de cortar as madeixas veio no sábado passado, 30 de abril, quando o filho soube que a divulgação do resultado do PSV seria antecipada da sexta-feira, 5, para a segunda, 1º.

A ansiedade e o medo de uma possível frustração tomaram conta de Silas, que começou a chorar. O pai se aproximou e logo chorou junto e a mãe não escapou das lágrimas.

Passado o choro, Maria da Conceição sentou em um canto da casa e começou a conversar com Deus, pedindo para que Ele mostrasse uma forma de ajudar o filho a passar e prometendo que, se Silas conseguisse a aprovação, rasparia o cabelo do mesmo modo que ele, em respeito ao filho, e percorreria desde a entrada de uma igreja até o altar se arrastando, para agradecer a Jesus.

Com o resultado, rapidamente a lâmina cortou o cabelo dos dois. Maria da Conceição abriu mão da vaidade, característica típica da maior parte das mulheres, e cortou os cabelos negros, que antes chegavam à altura do ombro. “Pelei de coração e pelaria de novo, não me arrependi. Foi uma coisa de coração”, afirma a mãe cheia de orgulho do futuro médico. “Pelos meus filhos, eu faço tudo”, prova.

Sobre a aprovação, o novo universitário afirma: “Primeiro não tem nem o que falar. Estou muito feliz, um cara realizado”. Já com relação à atitude de Conceição, Silas diz: “É coisa de mãe. Só uma mãe faz isso por um filho”.

Os vizinhos e as pessoas presentes no salão se surpreenderam com a atitude. Os professores e amigos de Silas também se impressionam e se emocionam.

Maria da Conceição credita a felicidade a Deus e afirma: “Este ano eu não peço mais nada a Jesus, a não ser saúde”.

Foram três anos de tentativas, por parte do jovem, e 12 vestibulares realizados, em diferentes universidades, ao longo desse período. “Três anos tentando vestibular para Medicina, dos 17 aos 20 anos”, conta Maria da Conceição, lembrando que o filho estudava dia e noite e abriu mão de veraneios e carnavais, entre outras coisas, para se preparar.

Silas lembra que, ao longo desses anos, teve uma média de horas dedicadas aos estudos que variou entre dez e 16 horas.

Os esforços já tinham rendido outros frutos, como aprovação, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em cursos como Psicologia, Odontologia e Direito, mas o sonho falou mais alto e Silas não efetuou matrícula em nenhum desses cursos, sempre com o mesmo pensamento: ser médico. “Ele só queria Medicina. Dizia, desde pequenininho, ‘Mamãe, eu vou ser médico’”, recorda a mãe.

“Não cheguei a me matricular em nenhum, eu sempre quis ser médico”, confirma o estudante.

Agora, o sonho está mais perto de ser realizado e Silas Gabriel Borges Firmino deverá ser o primeiro médico da família. “Sobre a aprovação, que eu estou muito satisfeito, que eu fui recompensado pelos meus esforços e, por minha mãe, não tem o que falar, é sentir”, ressalta, reconhecendo o esforço de Maria da Conceição, que abriu mão da vaidade feminina.

“Não tem o que falar, é minha mãe. Eu a amo, não por isso, por todas as vezes que ela chorou comigo ao longo desses três anos”, resume o filho.

Via Blog Santa Rosa 1 News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário