Mossoró e mais 39 municípios do Rio Grande do Norte passarão por revisão biométrica dos eleitores entre 2013 e 2014. Mais de 160 mil eleitores inscritos nas duas zonas eleitorais da cidade, a 33ª e 34ª, deverão participar do processo.
A revisão contemplará cerca de um milhão de eleitores no Estado e será obrigatória para todos aqueles inscritos nas localidades mencionadas e para os que quiserem nelas votar, ressalvada a comprovação do domicílio eleitoral.
A revisão foi aprovada pela ministra Nancy Andrighi, que é corregedora-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo é a fase inicial para o cadastramento dos eleitores que na próxima eleição utilizarão o sistema biométrico para votar nas próximas eleições. A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que a revisão é uma espécie de renovação do Título Eleitoral, atualização de dados e captação da impressão digital dos eleitores.
Os eleitores de Pau dos Ferros e Parelhas serão os primeiros a participar do processo no dia 1º de abril próximo. O cronograma de realização em cada município ainda não foi divulgado. Em Mossoró não se sabe se haverá ainda este ano ou só em 2014, nem a forma de convocação e locais para comparecimento.
Antes da convocação, o TRE informa que será realizada uma grande divulgação através dos veículos de comunicação para alertar o público-alvo.
Posteriormente, os prefeitos dos municípios envolvidos na revisão serão chamados ao órgão eleitoral para apresentação do projeto e da logística para sua consecução.
MUNICÍPIOS – Devem participar do processo os eleitores de Água Nova, Almino Afonso, Areia Branca, Assu, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Carnaubais, Ceará-Mirim, Encanto, Equador, Extremoz, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Governador Dix-sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lucrécia, Maxaranguape, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Porto do Mangue, Pureza, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São Tomé, Serra do Mel, Tibau e Vera Cruz.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário