domingo, 31 de março de 2013

SANFONEIRO E CABELEREIRO MORRE EM ACIDENTE ENTRE SÃO FRANCISCO DO OESTE E PAU DOS FERROS



O blog acaba de receber a informação que um acidente automobilístico vitimou de morte a pessoa conhecida como Tiririca residente em Rodolfo Fernandes e que é irmão do sanfoneiro Zé Ceará.

A vítima ainda chegou a ser socorrida por Tarcio Bessa que ia para São Miguel quando se deparou com o acidente.

Zé Ceará se encontrava no momento em Taboleiro Grande animando o "Forró dos Velhos" e assim que soube da notícia parou o evento.

Fonte: Blog João Moacir

sábado, 30 de março de 2013

Feliciano apaga fotos do Instagram e desabafa no Twitter


O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, apagou todas as imagens que havia publicado na rede social Instagram. Por outro lado, tem publicado várias mensagens no Twitter, reafirmando a própria permanência à frente da comissão, apesar da onda de protestos contra ele.
"Aos amigos do Instagram, peço desculpas, mas fui obrigado a retirar as fotos, pois não há limites para a crueldade das pessoas em seus recados", publicou Feliciano, no Twitter.
Ainda na noite desta sexta-feira, o deputado reproduziu, em retuítes, mensagens de 15 pessoas com o mesmo mote: "Marco Feliciano me representa". Trata-se de uma resposta a uma frase comum nos protestos a favor da saída dele da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara — "Marco Feliciano não me representa".
Em outras postagens, já na manhã deste sábado, o pastor e deputado agradeceu "as milhares mensagens de apoio", em tom de desabafo. "Agradeço o apoio dos pais e mães de todas as religiões, inclusive aos que não tem religião e que ao me encontrar dizem: Não desista, pastor", disse.
Marco Feliciano tem sido alvo de protestos de diversos grupos sociais desde que foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, por já ter dado declarações consideradas racistas e homofóbicas. Ele nega ser preconceituoso e afirma que, a despeito da pressão, não vai renunciar do cargo.
Fonte: ZH

Representando Marco Feliciano, boneco Judas é pendurado em frente ao Congresso

Manifestantes "malharam" um boneco do deputado Marco Feliciano

Manifestantes penduraram na tarde deste sábado, em frente ao Congresso Nacional, um boneco do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, representando a tradicional malhação de Judas.

O boneco foi confeccionado pela Federação de Umbanda e Candomblé do Distrito Federal e da região do Entorno de Brasília. Ele carregava cartazes com dizeres contra a "intolerância religiosa, racial e sexista", além de cópias de cédulas de real e de cartões de crédito nas mãos.

Em seu perfil em uma rede social, Luiz Alves, um dos organizadores do protesto, disse que a malhação de Judas é manifestação cultural brasileira e que também é usada para "mostrar o descontentamento com os políticos".

Alves disse ainda que a intenção não é promover a violência contra Feliciano, "mas sim um repúdio às suas posições em relação aos negros, afro-religiosos e homossexuais.

Marco Feliciano também foi lembrado como Judas pelos moradores da Vila Planalto, bairro de Brasília próximo à Esplanada dos Ministérios.

Fonte: ZH

sexta-feira, 29 de março de 2013

Motociclista atropela e mata criança de 2 anos na Zona Rural de Luis Gomes/RN.



Luis Gomes (RN) - Um motociclista até o momento não identificado pela Policia trafegava na RN 117 sentido Luis Gomes  mais precisamente no sítio Cruz, atropelou e matou uma criança de apenas 2 anos e 8 meses de idade na tarde desta quarta-feira em Luis Gomes/RN. Informações dão conta que por volta das 15h50min, à criança Marcos Reynadi Silva da Fonseca, de 02 aninhos e 08 meses de idade, natural de Luis Gomes e residente no sítio cruz, zona rural de Luis Gomes, brincava com outras duas crianças da mesma faixa etária de idade nas margens da referida rodovia (RN 117), quando foi atingido por uma moto de marca Honda 150, de cor vermelha, placa não anotada, conduzida por uma pessoa até o memento desconhecido. De acordo com uma testemunha o condutor do veiculo após ter atropelado a criança teria passado direto em direção ao sítio placas, sem dar qualquer tipo de socorro a criança e logo depois voltou ao local, mas continuou sem prestar assistência a criança, fugindo em direção ao município de Luis Gomes/RN. De acordo com a PM durante o impacto, o farol da moto assim como uma sinaleira teria se quebrado e ficado no local, sendo esses objetos apreendidos pela policia e conduzido a Delegacia, como possíveis instrumentos de identificação do condutor. A criança ainda foi levada ao hospital do município de Luis Gomes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu naquela unidade hospitalar. Segundo o Boletim médico expedido pelo médico plantonista a criança morreu devida ter fraturado o crânio. Muito Triste. 

Fonte: Sentinela do Apodi

quinta-feira, 28 de março de 2013

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

Plotz ficou impressionado com o episódio do
urso que matou 42

O jornalista americano David Plotz (foto) ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas. 

Para o Deus do Velho Testamento, diz Plotz, os carecas são puros. “Há até um episódio em que alguns garotos caçoam do profeta Eliseu chamando-o de careca. Em seguida, aparece um urso e mata 42 crianças por causa disso.”

Plotz, que é agnóstico (e calvo), conta que em 2006, num dia de tédio, resolveu ler a Bíblia como se fosse um ignorante, ou seja, levando tudo ao pé da letra, de acordo com a leitura apregoada por religiões e seitas. 

Ele publicou as suas observações do que leu em um blog e este se transformou no livro Good book: the bizarre, hilarious, disturbing, marvelous, and inspiring things I learned when I read every single word of the Bible (O bom livro: as coisas bizarras, hilárias, perturbadoras e maravilhosas que aprendi quando li cada palavra da Bíblia). Até agora, nenhuma editora do Brasil se interessou em publicá-lo.

Plotz tem sido criticado por religiosos, como era de se esperar, e por ateus que afirmam que ele foi estúpido ao perder tempo com um “livro mentiroso”.

Em entrevista à Época desta semana, o jornalista afirma que, se riu com alguns trechos da Bíblia, como os que se referem aos carecas, ficou perturbado com outros.

“O Deus ali descrito é perverso, mata muita gente sem razão, não é misericordioso, amoroso, não tem compaixão”, diz. “Passei a desejar que exista algo melhor.”

O jornalista afirma que, embora seja bizarra, a Bíblia deveria ser estudada nas escolas porque se trata da origem de certas características da civilização. 

“Hoje em dia, a Bíblia ainda é usada para justificar ataques a adversários políticos e a grupos específicos, como os homossexuais.” 

Observa que, se a Bíblia fosse levada a sério por todos, não só por sacerdotes fundamentalistas e seus fiéis, seria um pesadelo. 

“Estaríamos apedrejando as pessoas até a morte, matando quem trabalhasse nos dias de descanso e quem cometesse qualquer infração sexual. O mundo seria totalmente segregado entre homens e mulheres, que estariam impuras quando menstruadas.”


Fonte: Paulopes

Delegado pede apoio da população para localizar suspeitos de atirar em criança


APODI – O delegado de Policia Civil de Apodi, Renato Oliveira da Silva, vem trabalhando para identificar a dupla que em uma motocicleta na noite de domingo (24), chegaram atirando contra todos que estavam em uma casa, localizada no bairro Cruz de Alma em Apodi, onde conseguiram atingir uma criança de três anos de idade, que foi baleada foi levada em estado grave para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde passou por cirurgia e passa bem. 

A Policia Civil de Apodi suspeita de que o alvo dos disparos seria o pai da criança. No entanto, somente a menina foi baleada. O tiro atingiu a barriga da criança que foi submetida a uma cirurgia. 

Após os disparos, os suspeitos fugiram em direção à região do Vale do Apodi. O delegado Renato Oliveira já ouviu varias pessoas e dentro dos próximos dias deve se pronunciar sobre o caso. 

Para o delegado, Renato Oliveira, o crime pode ter ligação com o trafico de drogas e com a morte do jovem Francisco Mateus Costa Silva, o "Pança", 21, que era natural de Maracanaú (CE), foi assassinado a tiros de revólveres quando se encontrava no calçadão da lagoa, no centro. A vítima estava com a namorada, no momento em que foi surpreendida pelos disparos, todos à queima-roupa, por dois elementos em uma motocicleta de cor e placa ignorada. “Não vou me aprofudar nas informações, mas tenho certeza que esse crime tem ligação com o trafico de drogas”, esclarece o bacharel. 

“Infelizmente, o pai da criança que poderia ajudar a policia com informações não esta ajudando e assim fica difícil, mas com o apoio da população e um trabalho investigativo que estamos fazendo, vamos chegar a essa dupla que esta tentando fazer terror em Apodi, mas que logo vai ser identificada” comentou o delegado. 

DISQUE DENÚNCIA – A população pode ajudar ao trabalho da policia, através do Disque Denuncia - com denuncias anônimas para o 190 da Policia Militar, Policia Civil (84) 3333 – 2737 ou ainda para o Disque Denuncia da Secretaria de Segurança Pública do RN pelo 0800 84-2999. O Disque Denúncia é uma central telefônica para onde qualquer pessoa poderá ligar e fornecer informações sobre crimes e problemas de segurança pública. A denúncia possui garantia de sigilo absoluto e anonimato.

Fonte: O Valo do Apodi

Governo anuncia pagamento do Bolsa Estiagem e Seguro Safra até julho


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, antecipou medidas que se incluem no pacote das ações adotadas pelo Governo Federal no Combate à Seca. Dentre essas estão prorrogação do Seguro Safra até o mês de julho e ainda do Bolsa Estiagem por mais quatro meses.
As medidas serão ratificadas pela presidente Dilma Rousseff, durante sua vinda ao Ceará. Ela estará no próximo dia 2, no Centro de Eventos, quando participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A principio duas ações atendem pleitos, dos prefeitos que também querem pressa nas ações de combate à seca.
Assim, são aguardados recursos para construção de mais adutoras, liberação de milho para alimentação do rebanho, investimento em forragem animal e atendimento de água para as populações mais desassistidas no semiárido.
Segundo Martins, o pacote de medidas tem sido aguardado com muita expectativa.
Algumas dessas iniciativas estão sendo antecipadas, devido à necessidade de atender aos pedidos das áreas mais afetadas pela estiagem.
O Ministério do Desenvolvimento Social vai liberar para atender aqueles que estão cadastradas no Bolsa-Família. Com isso, as famílias, receberão cada uma R$ 2.400,00 para instalação de projetos produtivos, como mandalas, produção avícola, caprina e ovina, dentre outras.
Até maio deste ano, o Ministério da Agricultura e Combate à fome deverá anunciar a elevação ou não dos Estados do Nordeste o status para rebanho livre da febre aftosa com vacinação. O resultado sairá após análise dos exames de sorologia que se dará no próximo mês. O anúncio interessa, sobretudo, aos Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Alagoas, Maranhão e Pará.
Fonte: (ESTADO) Defato

Estoura crise política entre PT e PMDB do Rio Grande do Norte

Petista histórico Crispiniano Neto bate duro
em Henrique Alves e Garibaldi Filho

A presença na campanha eleitoral da Serra do Mel do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do ministro Garibaldi Filho detonou crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff no âmbito do Rio Grande do Norte.
O PT decidiu chutar o pau da barraca, depois que viu os Alves reforçarem o palanque adversário na Serra, onde a vitória petista se transformou em questão de honra por tudo que aconteceu na terra descoberta e amada por Cortez Pereira.
Até então, o PT vinha suportando calado a aliança do PMDB com o DEM do senador José Agripino, maior crítico do governo Dilma, e até aguardava, de forma passiva, um eventual rompimento para promover a recomposição dilmista em 2014. Mas, o pedido de voto de Henrique e Garibaldi para o candidato Fabinho, do PMDB, contra a candidata Francisca do PT, provocou a explosão.
A reação veio primeiro pelo presidente estadual da sigla, Eraldo Paiva, que anunciou o projeto de o PT ter candidato próprio ao Governo do Estado em 2014, fechando a porta para uma possível candidatura Alves. Recado dado.
O exocet, porém, ficou sob a responsabilidade de um petista mais do que tradicional: Crispiniano Neto. Com autoridade de quem percorreu este País com o companheiro Lula no processo de fundação do PT, Crispiniano direcionou o míssil no rumo dos Alves.
Sem dó, nem piedade.
Em sua coluna “Prosa & Verso”, que assina diariamente no JORNAL DE FATO, o petista bateu e descascou feridas que pareciam saradas, ao chamar Henrique de “deputado Copa do Mundo”, selo dado pela deputada Fátima Bezerra (PT) quando ela não gostava dos Alves. E foi além, chamando de “corja” o grupo que esteve na Serra do Mel liderado por Henrique e Garibaldi, e desdenhando da promessa feita pelo deputado e pelo ministro de levar água para o município:
“Um grupo que não se pode dizer que é ruim de correr água, mas pode-se afirmar que é de lascar o cano…”
Para Garibaldi, sobrou a desconfiança do PT, na escrita de Crispiniano: “(Garibaldi) teve o desplante de prometer que, se o povo da Serra votar em Fabinho, ele levará para o município uma agência do INSS”.
E a acusação de prática de crime eleitoral. “Como pode um ministro de Estado prometer um serviço público, universalizado e republicano em troca de votos para o seu candidato?”, questionou.
Pois bem…
Crispiniano falou por ele e pelo PT, num recado duro, aberto e direto. É um fato novo na política potiguar, com leitura para 2014.
Evidentemente, o tempo e os interesses políticos vão dar a interpretação futura.
Fonte: Blog César Santos/DeFato

Prazo para contratação do Programa Caminho da Escola é reaberto até o final de 2013


Brasília – O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu reabrir, até dezembro de 2013, o prazo para a contratação de operações de financiamento no âmbito do Programa Caminho da Escola. A decisão, tomada hoje (28), vai permitir que estados e municípios ampliem e renovem a frota para o transporte de alunos das escolas públicas no ensino básico com a aquisição de ônibus e embarcações. 
Conforme a redação vigente, estava autorizada a contratação de novas operações de crédito até 31 de dezembro de 2012 no valor global de até R$ 900 milhões, por meio de linha do BNDES. Para continuar atendendo à demanda de financiamentos, o CMN autorizou a reabertura do prazo até 31 de dezembro deste ano.
Houve adequação dos custos dos financiamentos para o tomador, sendo que a taxa de juros foi reduzida de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) acrescida de spread bancário (diferença entre a taxa de captação de recursos pelos bancos e a cobrada dos clientes) limitada a 4 % ao ano para TLJP acrescida de spread bancário limitado a 2% ao ano.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor dos programas de transporte de alunos no Brasil, o número de operações efetivadas com financiamento para aquisição de veículos no programa equivale a 10% do total de operações.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 27 de março de 2013

Nordeste deve ser classificado como livre de aftosa até maio


Brasília (AE) - O Ministério da Agricultura espera que até maio deste ano sete Estados da região Nordeste e o Pará sejam reconhecidos nacionalmente como livre de aftosa com vacinação. O governo nos últimos dois anos investiu R$ 34,8 milhões na região e espera que no próximo ano ocorra também o reconhecimento desse status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Atualmente, na região apenas Bahia e Sergipe são reconhecidos como zonas livres da aftosa com vacinação.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Ênio Marques, explica que uma das exigências para obter o certificado da OIE é que os Estados brasileiros passem por uma metodologia de amostragem. “É feita inspeção clínica e colheita sorológica em uma grande parte dos animais dessa região para avaliar a ausência da circulação viral”, disse.

Desde o segundo semestre do ano passado, o Ministério da Agricultura em parceria com serviços estaduais de defesa agropecuária de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte monitorou mais de 1,7 mil propriedades rurais e foram amostrados mais de 71 mil animais, selecionados aleatoriamente, levando em consideração critérios científicos reconhecidos internacionalmente. O estudo está previsto para encerrar no início do mês de maio.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, 89% do rebanho brasileiro de bovinos e bubalinos, ou 185 milhões de cabeças, está em zona livre de febre aftosa, que representa 60% do território nacional. Com a possibilidade de inclusão de mais 22 milhões de animais nos oito Estados em análise, o porcentual passaria a ser de 99%. Após esta etapa, faltam apenas os Estados do Amapá e Roraima e parte do Amazonas serem reconhecidos como livre de febre aftosa com vacinação. “O Ministério da Agricultura vem trabalhando há anos para que o País tenha o maior rebanho do mundo livre da doença. Com esses avanços, seguramente vários mercados ainda inacessíveis serão abertos”, destacou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques.

Fonte: TN

URGENTE: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA ESTRADA QUE DAR ACESSO A TABOLEIRO GRANDE

Um grave acidente envolvendo um carro tipo pálio de cor preta, placas NNR 4075 e uma moto Honda de cor vermelha placas MXM 4360 na estrada que dar acesso a Taboleiro Grande deixou uma vítima fatal.


O carro que vinha no sentido Pau dos Ferros/Taboleiro Grande, dirigido pela enfermeira Maria Priscilla Cibelle Ferreira atropelou Jailson Carlos Pereira 35 anos, residente em Taboleiro Grande, que seguia de moto em sentido contrário que teve morte no local.

A batida foi frontal, ficando a frente do carro totalmente destruída e a moto completamente retorcida.








Mais fotos clique

 AQUI!







Fonte: Blog João Moacir

ATUALIZAÇÃO DO PONTO DE VISTA: VÍTIMA FATAL ERA CONHECIDO COMO JAILSON, TINHA 34 ANOS DE IDADE, NATURAL DE ITAU E RESIDIA EM TABULEIRO GRANDE

SEVERIANO MELO: Iluminação Pública está em reforma


Secretaria de Obras e Urbanismo de Severiano melo começa a reestruturação da rede de iluminação pública, a mesma não havia reparo durante a um bom tempo da administração anterior.


Agora sob administração do Prefeito Dagoberto Bessa o município de Severiano Melo estará saindo da escuridão (literalmente), as lâmpadas queimadas estão sendo substituídas, instalações defeituosas estão sendo restauradas e segundo informações colhidas no Blog Oficial da Prefeitura Municipal, a iluminação pública será ampliada não só na sede do município, mas, também em toda zona rural do município com a implantação de lâmpadas em locais com necessidade de mais iluminação, deixando a população mais segura e confortável.


Pastor Feliciano manda prender manifestante que o chamou de 'racista'

BRASÍLIA - O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Pastor Marco Feliciano, determinou à polícia legislativa que detivesse um dos manifestantes que faziam protesto contra ele durante sessão da comissão na tarde desta quarta-feira, 27.

A sessão começou às 14h22 e a ordem de Feliciano para a retirada do rapaz do local foi dada cerca de apenas 10 minutos depois do início dos trabalhos, após o deputado ter sido acusado de racista pelo manifestante. Marcelo Régis foi levado para a sede da polícia legislativa para prestar depoimento.
Depois da confusão, Feliciano tentou dar prosseguimento aos debates, mas logo suspendeu a sessão e transferiu a audiência pública para outro plenário, onde só poderão participar parlamentares, jornalistas e assessores.
A comissão havia começado a discutir a situação dos corintianos presos na Bolívia. Agora a audiência pública que ocorrerá em novo local vai debater a contaminação de pessoas por chumbo na cidade Santo Amaro da Purificação (BA).
Fonte: POLÍTICA-ESTADÃO

Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz antecipa pagamento do Funcionalismo Público


Em virtude do feriadão que se aproxima em Comemoração a Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz antecipou o Pagamento dos Servidores para hoje, quarta-feira 27/03. Todos os servidores municipais já dispõem dos seus respectivos proventos em Conta.
Para a Prefeita Bernadete Rêgo a ação beneficiará de forma positiva as famílias riachocruzenses, tendo em vista que o recebimento do salário garantirá segurança material para que os munícipes possam vivenciar este importante momento da vida cristã que é a Páscoa. A Prefeita acrescenta ainda que a medida é fruto de um trabalho bem estruturado, com planejamento e controle efetivo bem executado, vistas as dificuldades pelas quais os municípios brasileiros têm passado nos últimos meses.
Além do Pagamento já disponível nas contas, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família receberão Peixes esta tarde, a partir das 14:00 hs no CRAS, a ação é fruto da Parceria da Prefeitura Municipal com a EMATER/RN, que disponibilizará aos mesmos um dos alimentos mais consumidos neste período da Páscoa.

Fonte: Blog Riacho da Cruz em Boas Mãos

Servidores municipais recebem salários de março com reajuste


Ao receberem os salários referentes a março, pagos dia 28, os funcionários da Prefeitura de Apodi, perceberão a inclusão e regulamentação de suas letras do plano de carreira, o que corresponde a um acréscimo de 5% do valor do salário base, antiga reivindicação dos servidores, atendida pelo prefeito Flaviano Monteiro logo no início de sua gestão.
O aumento real dos salários será diferenciado devido a variáveis como o tempo de serviço e o valor do salário base, fazendo com que o aumento varie para cada servidor. “Para se ter uma ideia da grandiosidade desta ação, a folha de pagamento do mês de janeiro deste ano foi de 1.441.735,02 e com esse aumento, a folha de março fechou em 1.571.455,65, um aumento de aproximadamente de 130 mil reais”, calcula o secretário de Administração, Elton Alves.
É desejo do prefeito Flaviano, que os servidores sejam remunerados como merecem e em conformidade com a Lei, mas respeitando sempre o limite prudencial, não podendo assim, cumprir com todas as exigências feitas pelo sindicato. “Buscaremos sempre um diálogo transparente com as categorias, mostrando o que realmente pode ser feito por parte da administração”, enfatiza o prefeito.
A administração ofereceu ainda o aumento de 7,97% do Piso Nacional aos professores, mas a categoria não aceitou. "A máquina administrativa infelizmente não pode resolver em três meses todos esses problemas acumulados há anos, mas estamos dispostos a resolver o que for possível e implantar as políticas públicas, diante da legalidade jurídica, para alcançar a combinação de remunerações justas e produtividade dos servidores”, afirma Elton.
Para os servidores do Regime Geral, esse reajuste das letras, não terá efeito devido ao seu salário base encontrar-se defasado, no valor de 545,00, e neste caso, tem que se incluir o complemento para que o valor do salário mínimo seja atingido. A administração já enviou o projeto de Lei de atualização do salário base para a câmara municipal, aguardando sua aprovação.
Apenas com a aprovação dessa Lei os servidores pertencentes a essa categoria, se beneficiarão de forma real da implantação das letras, pois os mesmos já estão na "Letra 5", porém, em virtude da defasagem salarial, este efeito é percebido. Coma aprovação da lei, as tabelas serão atualizadas no sistema de pagamentos, e assim os servidores do grupo geral terão o aumento das letras que já possuem, conforme o Plano de Cargos e Carreiras da prefeitura.
A administração está buscando incessantemente regularizar as questões referentes à folha de pagamento e demais entraves para um funcionamento pleno da maquina administrativa do nosso município. “Porém, os limites precisam ser respeitados, tendo em vista que estamos tratando do dinheiro público”, alerta o secretário.


Fonte: ASCOM/SANTA ROSA 1 NEWS

Nove presos escapam da cadeia de Mossoró em horário de visita


Tiros, tumulto e muita gritaria. Esse foi o cenário na Cadeia Pública de Mossoró Juiz Manoel Onofre de Souza no início da tarde de ontem, 26, quando nove presos conseguiram escapar em pleno horário de visitas. A unidade estava cheia de visitantes, para alguns visita social e para outros visita íntima.


Segundo informações do diretor da Cadeia Pública, José Wilson da Silva, os presos conseguiram fugir por um buraco que foi aberto no teto do banheiro da área de sol, onde estavam vários detentos no momento da fuga. Ao perceber a ação, a Polícia Militar de plantão efetuou disparos de arma de fogo com o objetivo de inibir a investida.

Com a ação, a polícia, juntamente com os agentes penitenciários, conseguiu evitar uma fuga em massa. Para ter acesso a área externa da unidade, os presos usaram uma ‘tereza’ (corda artesanal confeccionada com lençóis). Ao ser confirmada a fuga, a direção da cadeia solicitou reforço policial e várias guarnições da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, além da escolta penitenciária chegaram à unidade para ajudar no trabalho de buscas.

Os fugitivos são: Estiver Magaiver Almeida de Moura, José Ivanildo Pinheiro de Lima (Boboy), Lucélio de Souza, Francisco Romário da Silva Brito, Raniele Brito de Azevedo, Damião Marques (Damiãozinho), Daniel Soares Firmino, Emerson Ricardo Cândido de Morais e Expedito Luiz de Carvalho Neto (Luizinho).

INVESTIGAÇÃO – Os fugitivos Emerson e ‘Luizinho’ estavam sendo investigados por participação na morte do agente penitenciário Lucas Costa, encontrado morto na manhã do dia 18 de dezembro de 2012 em uma estrada carroçável às margens da RN 013 com cerca de 10 perfurações de pistola .40.

O trabalho de buscas aos fugitivos está sendo feito por agentes penitenciários estaduais, policiais federais, Polícia Militar (Força Tática, GTO, Rádio Patrulha) e Polícia Civil. De acordo com informações da direção da Cadeia Pública, a fuga aconteceu por volta das 13h30, e até o fechamento desta edição ninguém havia sido recapturado.

Fonte: Gazeta do Oeste

terça-feira, 26 de março de 2013

Reunião do comitê da seca será realizado em Curras Novos

Durante a primeira reunião do Comitê de Combate à Seca com a presença dos novos secretários de Agricultura, Júnior Teixeira e, de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, ficou definido que o grupo envolvido irá realizar uma reunião no município de Currais Novos, em data a ser definida. A proposta aprovada pela governadora Rosalba Ciarlini, na ocasião, tem o objetivo informar aos representantes da região sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas para amenizar os efeitos da estiagem no Estado. 


Segundo o secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, todos os órgãos que integram o Comitê e outros como o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) serão convocados a participar a fim de esclarecer os trabalhos realizados por cada área. “A ideia é que sejam feitas reuniões itinerantes em todo o Estado para que as demais instituições e prefeituras participem da dinâmica das discussões”, pontuou o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). 

Durante a reunião, o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rego, informou que, desde que assumiu a pasta, foi dada a autorização para perfuração de 50 poços. Segundo dados apresentados pelo secretário, no último semestre foram recuperados 149 poços e instalados outros 59. Além disso, 71 poços estão em fase de instalação e mais 251 foram perfurados e instalados, o que resulta em um total de 530 poços. De acordo com Leonardo Rêgo, a Semarh está firmando convênios com as prefeituras para a instalação e perfuração de mais 250 poços. 

Nos municípios de Tangará, Campo Redondo e Francisco Dantas, o convênio já está em prática. Também será iniciada a construção de 2.385 cisternas, além dos 54 municípios que serão contemplados para a construção de barreiros. “Estamos pleiteando um empenho junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a perfuração e instalação de mais 847 poços tubulares. A carta-consulta que foi apresentada está aprovada, mas este ainda é um pleito que será levado ao Governo Federal através de uma articulação política da governadora junto à bancada federal. Vale salientar que o Rio Grande do Norte tem, atualmente, 1,1 mil poços que estão perfurados e não instalados. Com a demanda que está sendo executada juntamente com a pleiteada conseguiremos zerar este número”, explica o titular de Recursos Hídricos. 

Sobre as obras estruturantes, a governadora também abordou a Barragem de Oiticica, que terá o convênio assinado na próxima segunda-feira (1), a Barragem de Umarizeira, no município de Umarizal, que já tem recursos assegurados e a perspectiva existente em relação à Barragem de Poço de Vara, no município de Coronel João Pessoa, que beneficiará além do próprio município, Venha Ver, São Miguel, Doutor Severiano e Encanto. 

Fonte: Blog dos tubiba

Ricardo Motta solicita construção da estrada entre Rodolfo Fernandes e o Ceará


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), solicitou da governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto e ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Demétrio Torres viabilizar em caráter de urgência a construção de uma estrada ligando a cidade de Rodolfo Fernandes, até a divisa com o Ceará.
A rodovia requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, com aproximadamente 20 km passará pelos distritos de Espinheiro, Bispado e Caatinga Grande, beneficiando a população dessas comunidades.
“A segurança de uma rodovia está diretamente ligada à qualidade da sinalização de orientação para os motoristas que trafegam por ela. Entendemos que a realização dessa obra vai proporcionar uma maior e melhor segurança para todos, principalmente para quem trafega no horário noturno”, afirmou.
Ricardo Motta justificou ainda a sua proposição com o benefício que será proporcionado a todos os produtores da região, para o escoamento da castanha e do feijão, produtos que formam a base de sustentação e sobrevivência, gerando emprego e renda para a população.
Fonte: Robson Pires/Márcio Melo

Senador Potiguar sugere soluções para seca nordestina


Em discurso na tribuna do Senado nesta segunda-feira (25), o senador José Agripino (RN) voltou a criticar a falta de assistência do governo federal à seca do Nordeste, especialmente no que diz respeito à garantia de produção e sustento do pequeno produtor. “A presidente da República deveria chegar ao Nordeste com uma ação efetiva, uma esperança real aos brasileiros que produzem, aos pecuaristas que estão passando a maior das aflições. Deveria chegar lá com um programa de perfuração de poços para garantir água para as pessoas e para o gado”, disse o líder do Democratas no Senado.

O senador referia-se à visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco nesta segunda-feira para inaugurar a primeira etapa do Sistema Adutor Pajeú, no município de Serra Talhada. Segundo o parlamentar, melhor seria se a chefe do Executivo estivesse indo inaugurar aquilo que foi objeto de sua campanha eleitoral: a transposição do rio São Francisco. “A conversa do sertão pernambucano hoje é de uma campanha eleitoral em curso, quando eu acho que a presidente deveria chegar lá e dizer que pensa nos brasileiros competitivos, naqueles que produzem seu próprio emprego, e garantir a dignidade dos que estão perdendo tudo por causa da seca”, frisou o parlamentar.

Soluções
O senador potiguar falou de sua experiência como governador do Rio Grande do Norte e lembrou que as medidas adotadas por ele, nos períodos de grave seca, eram de socorro efetivo e soluções práticas para a aflição do nordestino. “Uma vez cheguei com um navio de ração para o gado para garantir que a atividade do produtor fosse mantida por ação do poder público. Era isso que o governo atual tinha que fazer: preservar a capacidade de geração de emprego, valorizando a vocação do trabalho para que o Brasil seja um país de lutadores”, acrescentou.


Agripino lembrou ainda o programa implantado por ele no Rio Grande do Norte chamado “Projeto Curral”, que repunha o gado perdido por causa da seca. “Comprava gado no Sul, sorteava os inscritos, sem nenhum critério político, e eles se comprometiam a pagar com as crias, com os filhotes das vacas que vinham a nascer ao longo do tempo. Com isso muitas famílias formaram seus filhos, mantiveram a dignidade de viver não da proteção do Estado, mas de uma ação solidária dele”, frisou.
Outra solução proposta pelo senador José Agripino aos nordestinos que sofrem com a seca é o perdão ou a renegociação da dívida, por parte do governo federal, dos pequenos agricultores. “O Banco do Nordeste e outros bancos estão tirando a pequena terra dos agricultores. O governo deveria dar soluções como o perdão da dívida para que a mais difícil das regiões do país, em termos de seca, pudesse manter o fio de esperança para construir seu futuro”, afirmou o senador pelo Rio Grande do Norte.

Fonte: Fernanda Domingues/Severiano Net

SEVERIANO MELO: Distribuição de peixes acontece na CASA DA FAMÍLIA

Uma parceria da EMATER e Secretarias de Agricultura e de Ação Social realiza distribuição de peixes para população severianense beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal.

A entrega teve início nesta Terça (26), ao meio dia, e beneficiará dezenas de famílias nesta Semana Santa.

PARA RECEBEREM OS PEIXES SERÁ NECESSÁRIO APRESENTAÇÃO DO CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA E CPF.





INUSITADO: Corpo aguarda ITEP mesmo após ritos fúnebres em Tabuleiro Grande/RN


Uma situação inusitada acontece hoje em Taboleiro Grande.
Um corpo num caixão, já pronto para ser sepultado, inclusive com os ritos religiosos já realizados, aguarda a chegada do ITEP.
O senhor Raimundo Silva, 63 anos, encontrado morto ontem (25), na cidade de Francisco Dantas, suspeita-se que a morte tenha sido causada por infarte, foi recolhido do local onde encontrado antes da chegada do ITEP, que sabendo disso se recusou a fazer o recolhimento.
A família tentou que algum médico assinasse o laudo da morte de Raimundo Silva, o que não foi aceite por nenhum profissional, ficando o corpo na igreja enquanto um familiar tenta na justiça ordem para que o ITEP venha pegar o corpo, examinar e assinar o laudo para que o sepultamento seja feito.
Segundo informou ao blog uma neta de Raimundo Silva, espera-se que logo, logo a justiça obrigue o ITEP a recolher o corpo para que o enterro seja feito.
Enquanto isso não se resolve, a família aguarda o desenrolar dos fatos.
 
Fonte: João Moacir

segunda-feira, 25 de março de 2013

MAIS NOVA PARCERIA, BLOG PONTO DE VISTA 1000 E RÁDIO VALE DO APODI, CONFIRA!

AGORA O BLOG PONTO DE VISTA ESTÁ COM UMA GRANDE E IMPORTANTE PARCERIA, É A RÁDIO VALE DO APODI QUE ESTÁ ABRILHANTANDO A PÁGINA DESTE BLOG COM MUITO SOM, INTERATIVIDADE, NOTÍCIAS REGIONAIS E MUITO MAIS, A AM 1030KHZ QUE ESTÁ SEMPRE AO VIVO PARA NOSSOS QUERIDOS COMPANHEIROS INTERNAUTAS FICAREM LIGADOS NESTA MARAVILHOSA RÁDIO.

APROVEITEM! ESSA PARCERIA VAI DAR O QUE FALAR! AGUARDEM AS NOVIDADES SEMPRE!


Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Severiano Melo / RN


COMUNICADO URGENTE

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social – SEMDAS atendendo a uma SOLICITAÇÃO do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome - MDS, convoca a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família que ate o presente momento não atualizaram seu cadastro a comparecerem URGENTEMENTE ao CRAS, “Casa das Famílias” a partir do dia 01 de abril do corrente ano, para efetuarmos a atualização.

Lembramos ainda que o responsável legal deverá trazer todos os documentos de todos os dependentes, como também o cartão do bolsa família (o amarelo) e um comprovante de residência (papel de energia) .
Salientamos também que o não comparecimento para a citada atualização acarretará no bloqueio ou cancelamento do seu beneficio.

Atenciosamente,

Claudiane da Costa Domingos
Sec. Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Justiça determina fim das atividades da Viação Jardinense

Falta de conforto, segurança e descumprimento de
horário foram argumentos utilizados pelo juiz

A empresa de ônibus Auto Viação Jardinense terá que encerrar suas atividades em 15 dias, segundo decisão do juiz André Melo Gomes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Caicó. As linhas afetadas são as que tem o município de Caicó como ponto de partida, chegada ou no itinerário.

De acordo com o juiz, entre os problemas que resultaram na decisão de encerrar as linhas estão a falta de conforto, descumprimento de horários e falta de segurança nos ônibus. Ainda segundo o juiz, a empresa ainda utilizavam veículos clandestinos, que circulavam sem o conhecimento do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). 

"E o próprio DER afirmou em audiência que não tem pessoal suficiente para fiscalizar", lamenta o juiz André Melo. A decisão também determinou que, apesar da deficiência no quadro, o DER contrate uma ou mais empresas de forma emergencial para atendimento aos clientes da região. "E o Governo do Estado tem um ano para realizar a licitação para a escolha da nova prestadora de serviço. A Jardinense utilizava 11 ônibus irregulares", ressalta o juiz.

A decisão é decorrência de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do RN, que pedia a manutenção de uma inspeção mecânica regular de todos os ônibus/veículos que realizam o transporte interurbano, além de promover a divulgação nos pontos de venda de passagens e, no interior dos veículos, dos direitos dos passageiros e dados da sociedade empresária demandada para efeitos de denúncia.

Segundo a decisão, foi realizada audiência de conciliação, que resultou num acordo, que definiu, entre outros aspectos, que a Viação Jardinense promoveria uma regular e periódica inspeção sobre os seus veículos, a identificação dos assentos preferenciais nos termos da Lei nº 10.048/2003 e dos seus veículos com logomarca e cores padrões, a observância dos itens obrigatórios de segurança, e, como forma de compensação do dano moral coletivo, se comprometeu, a arcar com o pagamento de até dois peritos judiciais que realizariam a fiscalização do cumprimento do ajuste.

"Mas, os acordos não foram cumpridos", enfatiza o juiz, que juntou ao processo, fotos das condições dos ônibus, bem como de acidentes de trânsito envolvendo a empresa.

Fonte: Tribuna do Norte 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco vai à igreja rezar e dispensa carro oficial


Vaticano – Abrindo mão do carro oficial destinado aos pontífices, o papa Francisco optou hoje (14) por usar um veículo simples do Vaticano. Ele foi até a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, acompanhado pelo prefeito da Casa Pontifícia, dom George Gaenswein, e o vice-prefeito, Leonardo Sapienza. No local, fez uma oração a Nossa Senhora.
A visita foi rápida. O papa Francisco fez sua oração em frente ao altar de Nossa Senhora. A basílica escolhida por ele também é conhecida como a de Nossa Senhora das Neves. É uma das igrejas mais antigas de Roma e data dos anos 432-440 depois de Cristo (d.C).
À tarde, às 17h (11h de Brasília), o papa celebrará uma missa privada aos cardeais na Capela Sistina. Antes, às 11h (7h de Brasília) ele se reúne com os cardeais, na Sala Clementina. Também está confirmado que celebrará o Angelus, no domingo (17), na Praça de São Pedro.
Ontem (13), o papa também fez suas orações dedicadas a Nossa Senhora. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que a principal característica do papa Francisco é o desejo de servir. "Um papa que quer servir”, sintetizou Lombardi.
"Os jesuítas procuram ser servos da Igreja [Católica Apostólica Romana]”, ressaltou o porta-voz. “Seu dever é o de executar esse serviço para a Igreja com grande simplicidade, como já vimos, e com um espírito universal”, disse. “Santo Inácio [um dos cofundadores da Ordem dos Jesuítas] nos moldou  apenas para ter um olhar amplo para o mundo e trabalhar em serviço da fé e da justiça.”
Ao ser eleito, o papa telefonou ontem mesmo para o antecessor Bento XVI. O diálogo, por telefone, foi confirmado por Lombardi. Ao saudar os fiéis, o papa Francisco mencionou Bento XVI e também pediu orações para ele.
Fonte: Agência Brasil/EBC/Jornal de Fato