sábado, 4 de janeiro de 2014

Autoescolas ganham mais tempo para implantarem simuladores no RN


Apesar de a data limite para a implantação dos simuladores pelas autoescolas ter expirado no dia 1º de janeiro de 2014, a cobrança para que a nova tecnologia esteja funcionando no Rio Grande do Norte ficou para o dia 1º de abril. O novo adiamento – a primeira data era 1º de julho de 2013 – foi a saída encontrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para solucionar o problema que os centros de formação de condutores (CFCs) estão tendo para adquirir o equipamento. Das 89 autoescolas do Estado, apenas uma efetuou a compra, conforme o DETRAN.

O simulador é um recurso virtual com objetivo de preparar o futuro condutor para ir às ruas com certa experiência. A ideia é que, em cinco aulas de 30 minutos cada, o aluno tenha uma noção de como usar direção, setas, espelhos, cinto de segurança, marchas e pedais. Além disso, o equipamento traz cenários diversos, como dias de chuva. O equipamento será conectado ao DETRAN, que receberá relatórios sobre as possíveis infrações do aprendiz. As aulas serão feitas após a prova teórica e antes das aulas práticas.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da Resolução 444/13, havia estendido até o dia 31 de dezembro de 2013 a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção veicular para os candidatos que pretendem tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Mas, de acordo com o chefe de gabinete do DETRAN/RN, Manuel Ferreira, o adiamento foi articulado em reunião realizada em Brasília, no início de dezembro, com os diretores dos DETRAN’s.
 
Blog Ponto de Vista 1000 via ExpressodaNoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário