Os servidores do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia convocados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no mês de agosto estão há dois meses sem receber os seus salários. Os funcionários também reclamam das difíceis condições de trabalho, já que nem todos os convocados assumiram suas funções e eles estão sendo sobrecarregados.
Segundo João Morais, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), o atraso representa uma falta de respeito para com os servidores estaduais. "Hoje em dia é tudo informatizado, então é inaceitável essa demora para o início do pagamento. As pessoas deixam os seus empregos para assumirem um cargo público e ficam meses sem receber seus salários. Isso precisa mudar porque todos têm família para sustentar", afirma.
A assessoria da Sesap confirma o atraso do pagamento, mas destaca que esse é um trâmite normal para recém-empossados no Governo do Estado. "Existe um trâmite para a abertura de matrículas dos servidores. A Sesap está tentando, junto à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, agilizar essa efetivação para permitir que esses funcionários recebam seus salários o mais rápido possível", explica.
Ainda segundo a Sesap, quando o processo de abertura de matrícula for finalizado, os servidores receberão seus salários de forma retroativa. "Já teve períodos em que a abertura demorava mais tempo, chegando até mesmo a nove meses. No entanto, estamos trabalhando para que esse problema seja resolvido. Não podemos dar prazos porque depende da Secretaria de Planejamento", destaca.
Sobre novas convocações de concursados para o Hospital da Mulher, a assessoria da Sesap também não tem prazo. "Foram convocados concursados para o Hospital de Currais Novos recentemente. Em breve, sairão as convocações para o Seridó e região metropolitana de Natal que têm mais necessidades. A Sesap cumpriu a decisão judicial de convocar 221 concursados, mas infelizmente nem todos se apresentaram", esclarece.
Blog Ponto de Vista 1000 via OMossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário