quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PROJETO TRILHAS É IMPLANTADO EM ITAÚ/RN


Educadores conferem material do Projeto Trilhas em Itaú

A Secretaria Municipal de Educação do município de Itaú, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Instituto Natura e a comunidade educativa, promoveu no último dia 30 de agosto a formação do “Projeto Trilhas”, com a participação de educadores, coordenadores pedagógicos municipais e estadual.
O projeto vislumbra contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil e do 1° ao 3° ano do ensino fundamental da rede de ensino do município de Itaú, inclusive de escola estadual existente na cidade.
“A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com a adesão ao referido projeto, é imprescindível para a melhoria da educação do município, principalmente pelo incentivo e o trabalho voltados à alfabetização das crianças da educação infantil, bem como dos três primeiros anos do ensino fundamental”, ressalta a secretária municipal, Mirianete Brasil.
Na ocasião, também foram entregues às escolas o material do Trilhas: jogos, cadernos de atividades/orientação didático pedagógico e livros de literatura infantil. Momento de grande satisfação entre os educadores por considerarem o material de suma importância para o sucesso do projeto.
“Foi um trabalho profícuo”, frisa Jozivania Ferreira e Socorro Paiva, que são coordenadoras pedagógicas do Projeto. “Esperamos que as escolas deem continuidade em sala de aula”, afirmaram. Vale destacar que esse processo será acompanhado pelas referidas coordenadoras.
O Projeto Trilhas é o maior e principal do Instituto Natura. Lançado em 2009, seu objetivo principal é desenvolver em crianças de seis anos as competências e habilidades de leitura e escrita. Em seus dois primeiros anos de atuação, 310 escolas públicas municipais receberam materiais desenvolvidos para apoiar os professores em atividades de leitura, escrita e oralidade.
Em 2011, o Trilhas ganhou importância ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma metodologia educacional eficaz que será implementada em 2012 como política pública. A partir de então a Natura se tornou parceiro para ampliar o projeto para dois mil municípios – cerca de metade do total do País, atingindo aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de três milhões de crianças brasileiras.
A Rede de Ancoragem é formada pelos representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e por professores universitários que adotam o papel de formadores estaduais. Além desses, participam, diretamente, quatro mil técnicos municipais e estaduais de educação nos encontros estaduais e, indiretamente por meio de formação continuada nos municípios e nas escolas, 100 mil diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos.
Para a secretária de Educação, Mirianete Brasil, o projeto Trilhas vem somar para uma educação de qualidade em Itaú, visando criar oportunidades para que crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita. “O Brasil cresce e Itaú quer crescer junto com ele, oferecendo a crianças e jovens um ensino cada vez melhor”, finalizou a secretária.



NOTA DO BLOG: "Uma educação de qualidade, vê-se pelas ações buscadas a adicionar numa gestão que já se mostra capaz, no caso da cidade Itaú, notamos uma administração brilhante do atual Prefeito Edson Melo que está a frente da Prefeitura a seus quase 8 anos. Não somente na educação mais em outras áreas podemos perceber esta qualidade, uma cidade bonita de se ver!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário