quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hoje (27), CF 2013 apresenta PALESTRA e 2ª Cessão do CINEMA JOVEM

A CF 2013 prossegue com sua programação na comunidade de Santo Antonio, Severiano Melo.

Filme: "Will"
Hoje, (27) às 19h acontecerá palestra com a Professora Alzira Rocha (Secretária de Educação de Severiano Melo) com TEMA: Desafios na Educação Para os Jovens e a Família e, em seguida, às 20h teremos mais uma cessão do Cinema Jovem e a dica do dia é o filme “Will” que conta o esforço de um garoto inglês para assistir à final da Liga dos Campeões da Europa, na Turquia, em que seu time do coração jogará: o Liverpool. Mesmo com a perda do pai, o menino busca, sem apoio de quase ninguém, o sonho. E consegue. De uma forma muito maior do que a prevista.

Aproveitem bem essas iniciativas do Grupo JUSANT.

PMDB não rompe, e base mantém aliança com Rosalba

Segue a nota oficial dos partidos que compõem o grupo:

1 – Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte;


2 – Assim entendem e com esse pensamento estão comprometidos, o Ministro Garibaldi Filho(PMDB), o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves(PMDB), o Presidente Nacional do Democratas, senador José Agripino, o deputado federal João Maia(PR) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta(PMN).

3- Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte;

4 – Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica;

5 – A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. A governadora determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte;

6- Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte.


Ministro Garibaldi Alves Filho (PMDB)
Deputado Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB)
Senador José Agripino (DEM)
Deputado Federal João Maia (PR)
Deputado Estadual Ricardo Motta (PMN)

Fonte: O MURAL DE RIACHO DA CRUZ

Justiça suspende exercício de funções públicas de vereador em Felipe Guerra


A juíza da Vara Criminal da Comarca de Apodi, Kátia Cristina Guedes Dias, determinou a suspensão imediata do exercício das funções públicas do vereador do município de Felipe Guerra, Paulo Cézar Benevides Sena, que também está proibido de frequentar a Câmara Municipal, especialmente o gabinete da Presidência. A decisão se deu no curso de denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual contra o vereador e outras duas pessoas referente a suposto desvio dos recursos do duodécimo do município.

A magistrada recebeu a denúncia formulada por representante do Ministério Público Estadual contra os acusados e entendeu que as medidas cautelares solicitadas devem ser aplicadas, sobretudo pela prevalência do interesse público.

Conforme apurado pelo órgão ministerial foi constatado e denunciado que nem vereadores nem os servidores da Câmara Municipal de Felipe Guerra receberam os seus salários referentes ao mês de outubro do ano passado e o motivo do pagamento não ter sido efetuado foi pelo fato de que todo o dinheiro depositado na conta da Câmara Municipal havia sido consumido por dívidas bancárias em aberto e por cheques pré-datados passados pelo então Presidente do Legislativo.


Fonte: O MURAL DE RIACHO DA CRUZ

Nordestinos são o povo mais feliz do Brasil


Quem vive no Nordeste é mais feliz do que os moradores de outras regiões do Brasil. É o que indica uma avaliação feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea.
O estudo se baseou no ranking mundial da felicidade, da consultoria Gallupp World Poll, que mede a satisfação de vida.

Os nordestinos tiveram uma nota média de sete vírgula 38, mas quase perderam para os moradores da região Centro-Oeste, onde foi registrado um desempenho de sete vírgula 37. Em terceiro lugar ficou a região Sul, com sete vírgula 20 de avaliação, seguida da região Norte, com sete vírgula 13.

Já o Sudeste foi considerado a região mais infeliz do País, com um índice de seis vírgula 68.

A pesquisa envolveu três mil e 800 brasileiros e dos 147 países avaliados, o Brasil ficou na posição de número 16, com uma nota de sete vírgula um no quesito felicidade.

Fonte: Site do IPEA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CINEMA JOVEM: Mais uma atividade da CF2013 em Santo Antonio

A Campanha da Fraternidade 2013 na comunidade Santo Antonio, zona rural do município de Severiano Melo/RN, teve início neste Sábado (23). E dentro de sua programação aconteceu na segunda-feira (25) a realização de uma cessão de cinema comunitário titulado Cinema Jovem. A população se reuniu para assistir o filme “O Palhaço” com direção a atuação de Selton Mello (é uma mistura de humor e drama). E todas essas novidades tem a iniciativa do Grupo JUSANT (Juventude Unida de Santo Antonio).















...





NOTA: O Blog Ponto de Vista por Gleison Martins, parabeniza ao Grupo JUSANT pela busca incessante por melhoria para a juventude e comunidade em geral e também parabeniza a nossa comunidade, por se fazerem presentes nesses eventos, participarem e apoiarem essas iniciativas que podem parecer pequenas mais que contribuem com muita importância para o desenvolvimento de uma sociedade.

Padre é indiciado por abusar sexualmente de criança, no RJ



A Polícia Civil indiciou um padre da Igreja Católica por ter abusado sexualmente de uma menor de idade em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, conforme informou o Jornal Extra. O caso teria ocorrido há três anos, quando a menina tinha 7 anos, de acordo os depoimentos dados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município.
Além da menina, Emilson Soares Corrêa, de 56 anos, também teria se relacionado sexualmente com a irmã dela, que era afilhada do padre, desde quando ela tinha 13 anos. A jovem contou à família que mantinha relações sexuais com o padre há três anos. Depois da confissão, a jovem foi orientada pelo pai a gravar um vídeo do encontro com o padre.
O padre, que fora responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango, teria sido flagrado fazendo sexo com a adolescente na casa paroquial, mas, segundo a Polícia Civil, o vídeo não foi entregue à delegada que investiga o caso, Marta Dominguez.
Em entrevista à Rádio Globo, o pai das vítimas, Ubiratan Homci, confirmou a existência do vídeo, gravado por ordem dele. "Esse vídeo é uma prova da pouca vergonha." A jovem que aparece fazendo sexo com o padre é a filha dele.
Emilson Soares confessou ter mantido relações sexuais com a irmã mais velha, mas apenas quando ela completou 18 anos. Apesar disso, ele vai responder por estupro de vulnerável, por conta do abuso da mais nova. As relações com a outra vítima, por ter mais de 14 anos e não ter sido constatada ameaça, não foram incluídas no processo.
A jovem contou à família que mantinha relações sexuais com o padre há três anos, Depois da confissão, a jovem foi orientada pelo pai a gravar um vídeo do encontro com o padre.

A menina de 10 anos passou por um exame de corpo de delito que comprovou que ela ainda é virgem. Mas segundo relato da menor, o sacerdote havia tocado suas partes íntimas, o que para a lei já é suficiente para considerar crime. Segundo os agentes, o padre prestou depoimento e negou ter abusado sexualmente da menor, mas admite que se envolveu com a irmã mais velha da menina, quando ela tinha 15 anos.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Marta Dominguez, será investigado se o padre pode responder por exploração sexual devido ao vídeo feito com uma menor de 15 anos. A menina ainda vai ser ouvida. O pai não entregou o video à polícia.

O padre disse ainda que foi chantageado depois que o vídeo foi gravado. A delegadavai investigar também se o pai das meninas que sofreram abuso estava extorquindo o padre. Segundo Emilson, o pai pediu dinheiro e uma casa para não divulgar as imagens.

O advogado Roberto Vitagliano, que defende o padre, diz que o religioso admite ter tido um relacionamento com a jovem de 19 anos, somente em 2012, quando ela já era maior. O padre nega ter abusado da irmã dela, hoje com 10 anos."Ele é inocente, não cometeu crime algum. A criança foi manipulada pelo pai. Ele assume a rrsponsabilidade de seu ato com a maior, tanto que tomou a iniciativa de ir ao Ministerio Público. Ele foi afastado de suas funções e vai responder por isso perante a Igreja. Mas não houve crime nenhum."

A Arquidiocese de Niterói informou, por meio de nota, que está apurando o caso e que o padre Emilson Soares Corrêa foi suspenso temporariamente de suas funções. A entidade garantiu que o indiciado não é responsável por nenhuma paróquia.
Fonte: G1/RJ

RESUMÃO DA ENTREVISTA DE DAGOBERTO BESSA À RÁDIO VALE DO APODI

O entrevistado desta segunda-feira 25, foi o médico e prefeito de Severiano Melo Dr. Dagoberto Bessa, que ao ser sabatinado pelo comunicador e diretor da Rádio Vale Fernando Magalhães, falou desses quase dois meses á frente da cidade oestana que assim como as demais, ultrapassa momento difícil devido a seca e ao caos administrativo encontrado no âmbito municipal.

...

Em suas primeiras palavras, Dr. Dagoberto falou do grande problema enfrentado na prefeitura que foi a falta dos arquivos de grande parte do funcionalismo municipal, motivo esse que levou o atual gestor a realizar um censo para identificação funcional. "Encontrei uma prefeitura esquecida, desorganizada e com sua estrutura física precisando de uma reforma urgente", comentou o prefeito, que falou também dos recursos que já estão em conta para uma quadra coberta no município, e que pretende utilizar os royaltes para reformar a sede da prefeitura.
O prefeito severianense disse da situação de várias escolas da rede municipal que estão sem a prestação de contas dos recursos oriundos do caixa escolar dos dois últimos anos, a falta de apoio do antigo gestor para com a equipe do IBGE no último censo realizado em Severiano Melo, motivo esse que fez com que o município perdesse em arrecadação do FPM.
Depois de várias informações repassadas durante o programa panorama político da Rádio Vale, Dr. Dagoberto agradeceu a Deus e ao povo de Severiano Melo pela oportunidade dada através das urnas, e prometeu muito trabalho, empenho e determinação para ajudar a cidade a crescer em todos os aspectos.


Fonte: Blog da Rádio Vale do Apodi

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ASSISTA AO VIVO: ENTREVISTA DO PANORAMA POLÍTICO AO PREFEITO DE SEVERIANO MELO DAGOBERTO BESSA


PARA OUVIR A ENTREVISTA AO VIVO




Prefeito de Severiano Melo: Dagoberto Bessa será o entrevistado de hoje (25) no programa Panorama político da Rádio Vale do Apodi AM 1030



O programa panorama político da Rádio Vale recebe nesta segunda 25,o prefeito da cidade de Severiano Melo, Dr. Dagoberto Bessa do PSD.

Dagoberto será entrevistado por Fernando Magalhães, e falará dos primeiros dias de gestão á frente da cidade oestana. O programa panorama político vai ao ar á partir das 18:05hs.

Fonte: Blog da Rádio Vale do Apodi AM1030

1º Campeonato de Vôlei de Santo Antonio

Ontem (24) aconteceu a cerimônia de abertura do 1º Campeonato de Vôlei de Areia da comunidade Santo Antonio. É uma realização do Grupo Jusant com apoio da Prefeitura Municipal de Severiano Melo por intermédio da Secretaria de Esporte e Juventude.



Presença do Secretário de Esporte o Sr. Ediceu Torres, que participou do hasteamento das bandeiras e falou à populares presentes no evento.


 Parabenizamos aos Jovens do Jusant pela iniciativa de incentivo à prática de esporte, um benefício ao corpo e a mente.


Sérgio de Oliveira (Sub-secretário de Juventude e Ex-presidente do Jusant) no pronunciamento de abertura.


Vereador Sezinildo faz breve fala na abertura do evento.


Esportistas e comunidade em geral, prestigiando o evento.


Presença também do Secretário de Obras, Maurício José. 

Amanhã divulgaremos calendário oficial do evento.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Bento XVI termina retiro espiritual e diz que "maligno quer sujar criação" de Deus


O papa Bento XVI concluiu hoje (23) o retiro espiritual de uma semana e fez um  pronunciamento agradecendo aos seus colaboradores por acompanhá-lo nos dias de oração e também ao longo dos oito anos de papado. Joseph Ratzinger assumiu o pontificado em 2005 e anunciou sua renúncia este ano. A partir de quinta-feira (28), ele  não ocupará mais o posto de chefe da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, o retiro do qual o papa participou é comum no período da Quaresma, que são os dias que antecedem  à celebração da Páscoa cristã.

"Gostaria de agradecer a todos vocês não somente por esta semana, mas por esses oito anos em que carregaram comigo com grande competência, afeto, amor e fé o peso do Ministério Petrino. Permanece em mim esta gratidão e mesmo que agora acabe esta visível comunhão exterior, permanece a proximidade espiritual", afirmou Bento XVI, durante o encerramento do retiro. O papa disse ainda que o mal e o sofrimento estão comprometendo a criação de Deus. "Parece que o maligno quer permanentemente sujar a criação para contradizer Deus e tornar irreconhecível sua verdade e sua beleza", declarou.

Após renunciar, no dia 28, Bento XVI passará a viver, pelo menos por dois meses, na residência pontifícia de Castel Gandolfo. Depois, ele viverá no mosteiro de clausura, no Vaticano, que está sendo reformado. Segundo o porta-voz da Santa Sé, a escolha do mosteiro foi proposital para permanecer próximo ao Vaticano. Com o encerramento do período de orações, ele deve se reunir esta semana em audiência privada e de despedida com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Amanhã (24), o papa dará a última benção dominical aos fieis antes de sua saída, na Praça de São Pedro.

Fonte: Com informações da Agência Brasil via Tribuna do Norte

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A criação de novos projetos para Severiano Melo


Nesta ultima quinta-feira (21/02/2013), o Prefeito Municipal Dagoberto Bessa Cavalcante e a Secretária Municipal de Educação Alzira Rocha do Carmo, receberam a visita do Doutor em Ciências de Alimentos, ultimo Diretor da antiga Escola Superior Rural de Mossoró, coordenador do Projeto da Criação da UFERSA o Sr. Josivan para falar sobre projetos pactantes a serem desenvolvidos no nosso município, diante da conotação política já que o município necessita de projetos que gerem empregos e rendas.
Ficou marcada um novo encontro no dia 01/03/2013 para explicar melhor como será a criação de novos Projetos em Severiano Melo.


Fonte: Blog da Sec. de Comunicação e Cultura de Sev. Melo

NOTA: Temos que torcer pelo desenvolvimento da nossa cidade, acreditamos na competência de um Prefeito do povo, e que, dedica-se ao povo reconstruindo a educação, a moralidade e a civilização do nosso município.

Gil Rugai é condenado pelo assassinato do pai e da madrasta


O estudante Gil Rugai foi condenado a 33 anos e 9 meses em regime fechado pelo assassinato de seu pai, Luis Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitino, ocorrido em março de 2004.

O juiz Adilson Paukoski Simoni determinou que o condenado poderá recorrer em liberdade.

A sentença é o resultado de cinco dias de julgamento, encerrado nesta sexta-feira (22) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo.
Neste período, foram ouvidas 15 testemunhas (sendo cinco de acusação, sete de defesa e três do juízo), além do réu, que foi interrogado pelo juiz, por seus advogados e pelo promotor. Gil Rugai negou o crime. "Não fui eu [quem matou]. Agora quem foi eu não sei", disse o jovem de 29 anos.
Logo no começo do julgamento, a defesa já tinha anunciado que iria recorrer caso o julgamento terminasse em condenação.
As principais provas apresentadas contra o réu foram a pegada de Gil Rugai em uma porta arrombada no local do crime e a localização da arma que matou o casal. Ela pertencia ao jovem.

O juiz justificou a determinação para que ele recorra em liberdade. "Em respeito à hierarquia inerente ao conjunto de normas de nosso país - e ninguém está acima da lei - por não haver presentemente encarceramento por estes autos, tratando-se ainda de réu primário, sem antecedentes judiciais, faculto-lhe recorrer dessa decisão em liberdade", afirmou o juiz.

Tese da acusação
Os jurados acreditaram na tese do promotor do caso de que Gil matou o casal porque teve medo de que seu pai levasse adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia por causa de um desvio de dinheiro ocorrido na produtora da vítima, a Referência Filmes.

O promotor também apontou o que chamou de outras contradições no interrogatório de Gil. Uma delas é sobre o local onde ocorreu uma discussão entre pai e filho dias antes do assassinato. Gil disse que não esteve na produtora do pai. Já em interrogatório prestado anteriormente, afirmou que após jantar com Luis em um restaurante, concluiu a conversa na sede da Referência Filmes.

No mesmo processo pelo homicídio, Gil responde ainda à acusação de ter dado um desfalque de mais de R$ 25 mil, em valores da época, à empresa do pai, razão pela qual havia sido expulso do imóvel cinco dias antes do crime. Ele cuidava da contabilidade da ‘Referência Filmes’.
Tese da defesa
O advogado Thiago Anastácio disse que a acusação tentou criar a imagem de Gil como um psicopata. “Construíram um psicopata. O caso Richthofen não é o caso do Gil”. A afirmação foi feita durante a argumentação da defesa na fase de debates do julgamento.

Durante o debate, os advogados de Gil Rugai apresentaram a linha do tempo que colocaria o réu fora da cena do crime e desqualificaram os depoimentos das testemunhas. “Um analfabeto fala que viu Gil Rugai sair de capa caramelo”, disse Anastácio tentando descredenciar o depoimento do vigia que afirmou ter visto Gil na casa onde ocorreram os crimes.
Durante uma hora e meia, os defensores tentaram plantar dúvidas no júri.  “Temos telefonemas que confirmam que Gil não estava na cena do crime. Às 21h54, um vizinho ligou para o motorista no dia do crime para relatar ter ouvido disparos. Às 22h12, Gil no telefone fixo da produtora dele, ligando para ele. Estava a 4 km de distância. Pergunto: Gil estava na cena do crime?”, afirmou o outro advogado de Gil Rugai, Marcelo Feller.

“E às 22h13, o vizinho liga novamente para o vigia perguntando sobre o barulho. E às 22h14, uma mulher chama a PM. Por que os vizinhos só chamaram a PM 44 minutos depois?”, contou tentando provar que seu cliente não estava presente na casa onde Luis Carlos Rugai e Alessandra Troitino.

cusação
Durante sua fala, o promotor Rogério Leão Zagallo afirmou que o réu “tem dupla personalidade”. “Tangencia entre a normalidade e psicopatia”, disse o representante do Ministério Público (MP). A Promotoria afirmou ainda que Gil Rugai mentiu no júri ao dizer que não sabia que o pai havia trocado as chaves da produtora Referência Filmes. “A Polícia Civil, Gil havia dito no passado que soube dessa troca. Outras testemunhas, funcionários da empresa confirmaram isso”, disse Zagallo.

A tese do promotor é que a troca ocorreu porque o pai de Gil descobriu que o filho fraudou a empresa e não queria ele mais trabalhando nela e morando na mesma casa. Para o MP, Gil matou o casal porque teve medo de seu pai levar adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia pelo desvio de dinheiro.
O promotor também questionou os álibis de Gil. O réu afirma que não estaria na cena do crime. “Se assim fosse, a amiga que o viu no Shopping Frei Caneca e a outra pessoa que falou que consertaria o telefone celular dele teriam sido arroladas como testemunhas, mas não foram”.
Outro depoimento apresentado foi o de um funcionário da Referência Filmes, que disse que Gil lhe teria afirmado que gostaria de o pai morto. “Uma funcionária ouviu Gil dizer: ‘eu seria mais feliz se meu pai morresse’”, relatou Zagallo. “Ele também se referiu ao pai como ‘fedido’”.
O objetivo do promotor foi o de tentar traçar o perfil psicológico de Gil. Após isso, começou a comentar as provas do crime, como a arma.
Fonte: G1



Por falta de fiéis, acelera-se na França venda de igrejas católicas

Um jovem pianista anglo-taiwanês comprou esta
igreja pelo equivalente a R$ 325 mil

O corretor Patrice Besse acaba de vender uma igreja católica na cidade de Soissons, no norte da França, por 125 mil euros (cerca de R$ 325 mil) a um pianista anglo-taiwanês de 21 anos.

Besse está oferecendo outras seis igrejas, cujos preços variam 50 mil a 500 mil euros (de R$ 130 mil a R$ 1,3 milhão). Uma delas, no estilo Art Déco, também em Soissons, está avaliada em 350 mil euros.

Observatório do Patrimônio Religioso, entidade civil que se dedica à preservação do patrimônio histórico religioso, estima que estejam à venda na Franca 43 igrejas e capelas, só neste mês de fevereiro, além de outras propriedades católicas. 

Os números da oferta indicam que se acelerou nos últimos meses a venda de igrejas. "Há cada vez menos fiéis e menos doações”, disse Besse. “O fenômeno de venda de igrejas está aumentando."

O corretor disse que até há pouco tempo as dioceses se sentiam constrangidas em vender as igrejas porque foram construídas com doações dos fiéis. “Mas agora existe uma necessidade financeira”, afirmou. “É preciso vender algumas para salvar outras.”

Uma lei aprovada em 1905 determinou que as igrejas e os bens imobiliários religiosos construídos antes desse ano pertencem à prefeitura. A lei não impede que essas construções sejam vendidas, e é o que as prefeituras têm feito, para aliviar suas finanças nestes tempos de crise econômica na Europa. 

Os demais templos — com exceção das catedrais — continuam sendo propriedade da Igreja Católica, que, pela laicidade do Estado, está impedida de obter ajuda do governo para preservá-los.

“A manutenção custa caro, e muitas paróquias preferem vender seus bens para não ter de arcar com despesas de obras", disse o corretor.

A queda do número de católicos na França faz parte do fenômeno da secularização que varre praticamente toda a Europa.

Pesquisa de 2009 do Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França revelou que naquele ano 45% da população na faixa de 18 a 50 anos declararam não seguir nenhuma crença religiosa.


Fonte: Paulopes

Rede de prostituição operava dentro do Vaticano, diz jornal

La Repebbica publicou que o papa ficou abalado
com o conteúdo de um dossiê

Joseph Ratzinger (foto) estava disposto a renunciar havia algum tempo por causa de sua idade avançada, mas só tomou a decisão diante de um dossiê de 300 páginas e capa vermelha, em dois volumes, com o levantamento sobre a existência de uma rede de prostituição que funcionava dentro do Vaticano e em suas cercanias, além de casos de corrupção. A informação é do La Repubblica.

O jornal italiano publicou que o dossiê foi elaborado por três cardeais — o espanhol Julián Herranz, o italiano Salvatore De Giorgi e o eslovaco Josef Tomko — designados por Ratzinger para uma investigação que durou nove meses. Tomko, 88, foi diretor do serviço de contraespionagem do Vaticano durante o pontificado de João Paulo II. 

La Repubblica informou que o papa ficou abalado ao saber dos detalhes de uma descoberta de 2010:  Angelo Balducci, então presidente do Conselho Nacional Italiano de Obras Públicas, telefonava com frequência para Chinedu Thiomas Eheim, um integrante do coro da Capela da Sacrossanta Basílica de São Pedro e que também atuava como agenciador de encontros homossexuais em uma sauna, entre outros locais fora de Roma, e em um endereço dentro do Vaticano.

O telefone de Balducci tinha sido grampeado pelo Vaticano porque se suspeitava que ele estivesse envolvido em corrupção, o que se confirmou. Mas não se esperava que o graduado funcionário estivesse envolvido em uma rede de prostituição, da qual também faziam parte seminaristas gays, de acordo com o jornal. 

Em uma das ligações interceptadas, Eheim disse a Balducci: “Só digo que ele [garoto de programa] tem dois metros de altura, pesa 97 quilos, tem 33 anos e é completamente ativo”. 

A sauna seria o local preferido de outros religiosos para encontros com amantes, o que o monsenhor Tommaso Sttenico já tinha admitido em entrevista ao canal La7 e foi suspenso de suas atividades por causa disso. 

Ratzinger tomou conhecimento das conclusões “devastadoras” do dossiê no dia 17 de dezembro, embora o caso Balducci-Eheim tivesse sido noticiado com poucos detalhes em 2010.

 Diante do documento, Bento 16 teria dito que o próximo papa, para acabar com essa degenerescência no seio da Igreja, precisaria ser “bastante forte, jovem e santo”.

O conteúdo do dossiê é que teria levado o papa a fazer declarações públicas como a de que “a fragilidade humana está presente também na Igreja”.

O explosivo documento está trancado em cofre em um aposento papal onde poucos têm acesso. A imprensa especula se ele será liberado pelo papa para os cardeais que participarão do conclave da escolha de seu sucessor.

Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse que não desmentira nem desmentiria a reportagem do La Repubblica. “A comissão [dos três cardeais] fez seu trabalho e entregou seu relatório nas mãos do Santo Padre como deveria ter feito.”


Fonte: Paulopes

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Candidato a papa é interrogado nos EUA sobre casos de pedofilia

Dolan teve que prestar esclarecimentos
a advogados de 500 supostas vítimas

Advogados de 500 supostas vítimas de padres pedófilos interrogaram ontem (20) o arcebispo Timoth Dolan (foto), 62, de Nova Iorque (EUA), sobre casos de abusos sexuais na Arquidiocese de Milwaukee, em Wisconsin.

Dolan foi o responsável por essa arquidiocese entre 2002 e 2009, e os advogados estão em busca de prova de que ele teria sido omisso em denunciar os pedófilos às autoridades policiais. 

O arcebispo é um dos cotados a substituir o papa Bento 16, de acordo com a bolsa de apostas Paddy Power, de Londres. 

Por sete anos Dolan foi diretor do Colégio Norte-Americano, em Roma. Ele é classificado pela imprensa americana como moderado, mas sua oposição ao governo Obama tem sido firme, a exemplo de outros líderes da Igreja Católica, em relação à assistência obrigatória por hospitais às mulheres que precisam de contraceptivos, entre outras questões. A Igreja argumenta que o governo não pode impor tal exigência a seus hospitais.

Dolan foi o primeiro cardeal a defender o papa Bento 16 quando explodiu nos Estados Unidos o escândalo da pedofilia. Ele tem repetido com ênfase a pregação do papa sobre a necessidade de uma nova evangelização com o propósito de fortalecer a Igreja diante do avanço da secularização. 

Outro cardeal americano que está tendo de prestar esclarecimento sobre casos de pedofilia é Roger Mahony, ex-arcebispo da Arquidiocese de Los Angeles. Ele não aparece nas apostas da Paddy Power, mas já comunicou que estará em Roma para participar do conclave que escolherá o próximo papa, causando o repúdio de católicos. Mahony é acusado de ter acobertado mais de cem casos de padres pedófilos.

O cardeal Peter Turkson, de Gana, é um dos mais bem colocados nas bolsas de apostas. Ele é autor de  afirmações tidas como homofóbicas por líderes do movimento de defesa dos direitos dos homossexuais.


Fonte: Paulopes

Petição de apoio a Malafaia era lobby homofóbico, diz Avaaz

O site avaliou que a campanha feria os princípios
de sua comunidade

O site Avaaz excluiu a petição de apoio à manutenção do registro de psicólogo do pastor Silas Malafaia porque feria seus princípios, já que se tratava de "lobby para práticas homofóbicas".

A informação é de Pedro Abramovay, diretor de campanhas no Brasil do site. “Ele [Malafaia] pode abrir essa petição onde quiser, mas não no Avaaz”, disse Abramovay à Folha de S.Paulo. 

Malafaia confirmou que vai processar o site e Abramovay por “assédio moral”. "[Abramovay] terá de provar que sou homofóbico”, disse o pastor. “Vou lascar esse cara.” 

Ele afirmou que, como psicólogo, nunca atendeu a homossexuais, mas, como pastor, “a fila (de gays) é grande”. 

A petição foi criada pelo evangélico Ricardo Rocha, do Rio Grande do Sul, em contraposição a outra pela cassação do registro de psicólogo de Malafaia sob o argumento de que ele é homofóbico.

O que deixou o pastor mais enfurecido foi a exclusão ter ocorrido quando a petição em seu apoio ter obtido 65.000 adesões, superando a outra em 10.000 subscrições. 

Malafaia acusou o Avaaz de estar a serviço dos ativistas gays e de ter afrontado a democracia. Ele abriu em seu site, o Verdade Gospel, a petição deletada pelo Avaaz. Até este momento, ela obteve 143.840 adesões, e o objetivo é conseguir outras 200.000.

A campanha pela cassação do registro estava com 71.820, com a proposta de chegar a 100.000. 

A Folha informou que, em processo que tramita em sigilo, o Conselho Regional de Psicologia do Rio examina a possibilidade de cassar o registro profissional de Malafaia.



Fonte: Paulopes

Cardeal africano cotado para ser papa associa gay à pedofilia


O conservador Peter Turkson é forte candidato
a substituir o Papa Bento 16 
O cardeal Peter Turkson (foto), de Gana, disse à rede CNN que há menos casos de pedofilia na África em relação a outros continentes porque muitos povos africanos não aceitam o relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo. Nas bolsas de apostas, Turkson é um dos mais cotados para ser o novo papa.

Ele afirmou que a África existem “sistemas culturais tradicionais que protegem sua população dessa tendência [pedofilia]”. Isto porque, explicou, em muitas comunidades “as relações de pessoas do mesmo sexo não são toleradas". 

Barbara Blaine, presidente da Snap., uma ong de assistência às vítimas de pedofilia, disse que o comentário “horrível” de Turkson o desqualifica para substituir Bento 16. 

"As declarações do cardeal são inaceitáveis”, disse Blaine à Folha de S.Paulo. “Se ele for eleito o novo papa, a igreja vai jogar sal nas feridas das vítimas e mandar um sinal claro de que os padres criminosos não serão punidos." 

Lideranças do movimento gay já vinham criticando Turkson por causa de uma afirmação com a qual ele justifica a forte repressão que existe na África contra homossexuais. “A intensidade da reação (à homossexualidade) é provavelmente compatível com a tradição cultural (de não aceitação da prática)”, disse ele em uma entrevista. 


Fonte: Paulopes

Mãe que confessou ter matado filho em Natal é agredida na cadeia


A dona de casa Josenilde Lopes de Mendonça, de 35 anos, presa no começo da semana e que confessou ter matado o próprio filho, o pequeno Ramon Gabriel, de apenas oito meses, [REVER MATÉRIA] foi agredida no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, onde ficaria presa, na noite de ontem, pouco antes de chegar à unidade.


De acordo com a diretoria do CDP, Hindiane Saiures Araújo de Medeiros, a mulher foi agredida na noite de ontem por outra presa no momento em que aguardava entrar na cela. Após a agressão, Josenilde foi conduzida à Delegacia de Plantão da Zona Sul, mas não quis prestar queixa e fazer Boletim de Ocorrência.

Logo após, Josenilde foi encaminhada ao Instituto Técnico e Científico de Polícia para realizar exame de corpo delito. Depois do procedimento, ela, por motivo de segurança, foi levada à Penitenciária João Chaves, na Zona Norte de Natal, onde deverá ficar detida pelos próximos 10 dias.

Josenilde foi presa na última terça, pela Polícia Militar, onze dias depois de ter assassinado o filho. Ramom Gabriel foi morto espancado no dia 9 de fevereiro deste ano, dentro do apartamento em que morava com Josenilde, em Nova Descoberta, Zona Sul de Natal. No momento da prisão, ela negou o crime e disse que o bebê caiu da cama. Na delegacia, a acusada ainda afirmou querer morrer.

Um dia depois, mais calma, ela confessou o crime em depoimento ao delegado Sílvio Fernando, que ainvestiga o caso. "Eu não sei o que aconteceu. Eu nunca bati no meu filho. Eu estava bêbada, drogada e acabei batendo nele. Não foi porque eu quis. Alguma coisa aconteceu, eu surtei. Me arrependo demais, não sei o que estava fazendo na hora", afirmou ela na ocasião.

Fonte: Jornal De fato

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Deputada Fátima Bezerra pede nove agências da Caixa para o RN


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda, a ampliação de mais nove agências para atender à população do RN. “A Caixa, além do papel fomentador da economia, é o executor dos mais importantes programas sociais do Governo Federal, principalmente do Minha Casa, Minha Vida”, justificou Fátima.
Para a deputada não se justifica, por exemplo, que um município como Parelhas, com mais de 20 mil habitantes e em cujo entorno estão oito municípios da região do Seridó, não conte com uma agência da Caixa.  Nesse caso, Fátima assegurou ao presidente da Caixa que o prefeito municipal, Francisco Medeiros se dispõe a ceder, se for necessário, prédio para instalação provisória da agência.
Além de Parelhas, a deputada ainda solicitou novas agências em Parnamirim, para atender a população do bairro da Cohabinal; Canguaretama; São Paulo do Potengi; Umarizal; Alexandria; Caraúbas. Ipanguaçu e São Miguel do Gostoso.
“Todas as solicitações que fizemos ao presidente da Caixa foram em cima de argumentos. Boa parte da população do Alto Oeste Potiguar, hoje, tem que recorrer à agência de Pau dos Ferros, quando esse atendimento pode ser descentralizado com agências em Umarizal e Alexandria”, disse a deputada.
“O mesmo ocorre com a população do entorno de Caraúbas que precisa se deslocar até Mossoró, assim como a população do Vale do Assú, do Potengi, do Agreste e do Litoral Norte, que precisa se deslocar a municípios mais distantes quando poderia ser atendido na própria região se existissem agências nos municípios que estamos sugerindo”, finalizou.
Com as informações: Heldon Simões via Jornal De fato (César Santos)

Pesquisas apontam viabilidade do cultivo de uva na região do oeste potiguar


O clima do semiárido potiguar é propício para o cultivo da uva. “A escassez de chuva e a temperatura média constante, em torno de 32º graus, são condições favoráveis ao cultivo”, diz Django Dantas, Mestre e Doutor em Fruticultura. O estudioso está no segundo ano de vigência do experimento que está sendo montado na Fazenda Rafael Fernandes, pertencente à Universidade Federal Rural do Semiárido, Ufersa.
A pesquisa tem o objetivo de conhecer o comportamento das videiras nas condições climáticas do Rio Grande do Norte. Segundo o pesquisador,  as condições possibilitam duas colheitas anuais, o que não ocorre em regiões de clima frio que possibilita apenas uma colheita. Outra vantagem apontada por Django Dantas é a vida produtiva do parreiral que pode alcançar até 25 anos.
Outro diferencial da pesquisa é a forma de produção com baixo impacto ambiental, ou seja, com menor uso de defensivos.
Serão avaliadas os tipos: Itália Melhorada, Isabel Precoce e Niagra Rosada.  A uva tipo Isabel Precoce tem grande aceitação para mesa, vinho e sucos. Já a Itália Melhorada para mesa e, a Niagra Rosada tem boa aceitação na mesa e para a produção de vinho.
O experimento ocupa uma área de 2.500 m², totalizando 360 plantas irrigadas por micro aspersão. “Observamos que o desenvolvimento ocorreu semelhante às videiras cultivadas no Vale São Francisco”, ressalta o pesquisador. As mudas, estacas e garfos vieram de Juazeiro, na Bahia, e foram produzidas aqui na região.
Análise
A segunda etapa da pesquisa vai acontecer com a pós-colheita prevista para os próximos dias onde serão avaliadas a produtividade, a qualidade do fruto (peso e tamanho do cacho) e o teor de açúcar (Brix). “Nessa etapa vamos obter o ciclo produtivo das três cultivares e comparar com as das uvas produzidas em outras regiões do país”, afirma, acrescentando que a uva é uma fruta de grande produtividade.
O pesquisador acredita ainda que a pesquisa com uva irá contribuir para uma mudança na cultura dos produtores da região. “A uva tem excelente produtividade podendo chegar a 30 toneladas por safra com apenas um hectares plantado”, afirma. O investimento inicial adianta o pesquisador fica em torno de R$ 40 mil. “Na segunda colheita o produtor já tira o investimento”, assegura Django.

Fonte: De fato

Aumenta pressão para afastar cardeal do processo de escolha do novo Papa

Cardeal Roger Mahony

Vaticano (AE) - Movimentos populares estão aumentando a pressão nos Estados Unidos e na Itália para evitar que o cardeal Roger Mahony, da Califórnia, participe do conclave de cardeais que em breve deve eleger o próximo papa. Segundo ativistas, Mahony está envolvido em um esquema para acobertar padres acusados de abusos sexuais. Ao mesmo tempo, o papa Bento XVI analisa a possibilidade de alterar algumas das normas que regem o conclave. Em meio à mobilização contra Mahony, um historiador do Vaticano afirmou que não há precedentes para exclusão de um cardeal de um conclave por causa de escândalos pessoais. Mahony, por sua vez, deixou claro que está a caminho de Roma e não há ninguém que possa obrigá-lo a mudar de ideia.

Os conclaves sempre acabam por revelar o lado mais obscuro dos cardeais e não há nenhuma diferença desta vez - exceto pelas revelações de que os pecados de Mahony são muito recentes e pelo fato de que os católicos parecem querer mais poder na escolha do próximo papa. No início deste mês, um tribunal de Los Angeles ordenou a abertura de milhares de páginas de arquivos pessoais confidenciais de mais de 120 sacerdotes acusados de crimes sexuais. Os arquivos mostram que Mahony e outros altos funcionários da arquidiocese agiram nos bastidores para proteger padres acusados e proteger a igreja de um escândalo crescente.

O reverendo Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse hoje que não estava claro se eventuais novas regras tratariam especificamente desse assunto, mas salientou que um esclarecimento parece óbvio, já que as leis atuais sobre o tema são ambíguas.

Fonte: Tribuna do Norte

Lula afirma que reeleição de Dilma será consagradora

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou - ao discursar ontem à noite, durante ato para comemorar os 10 anos do PT no Governo Federal - que os adversários "podem juntar quem quiser" que não irão derrotar Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014. Ele fez um discurso repleto de ironias, ao discursar ao lado da presidenta Dilma Roussseff, de lideranças do PT e de outras siglas. Lula falou para centenas de militantes que compareceram à festa organizada em São Paulo.

Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva participam de seminário sobre
 os governos petistas

"Eles podem se preparar, juntar quem eles quiserem, que, se eles têm dúvida, vamos dar como resposta a reeleição de Dilma em 2014. É essa a consagração da politica do Partido dos Trabalhadores", disse o ex-presidente, ao encerrar seu discurso. Em seguida, Lula foi ovacionado pela plateia com o tradicional grito "olê, ole, olá, Lula, Lula". Depois do ex-presidente, foi a vez do pronunciamento de Dilma Rousseff. Lula também respondeu às afirmações do antecessor Fernando Henrique Cardoso, que chamou de "picuinha" as declarações da presidenta durante o anúncio da expansão do benefício do Bolsa Família. Na ocasião, Dilma disse que "não tem medo de comparações, inclusive sobre a corrupção".


Sempre chamando a oposição de 'eles', Lula afirmou que, em 2006, "chegaram a pensar que tinham nos derrotado" - em 2005, o governo Lula sofreu seu principal baque depois de deflagrado o escândalo do mensalão, mas no ano seguinte, o petista foi reeleito. "Não foi fácil porque eles não acreditavam e continuam não acreditando [no Bolsa Família]. Inventaram que era 'porta de saída'," disse. "Deixa o pessoal comprar um lanche com o Bolsa Família pelo menos. [...] E o preconceito quando começaram a dizer que pobre vai virar vagabundo? ", acrescentou Lula.

Em seguida, o ex-presidente disse que o "Lulinha Paz e Amor" - termo inventado por Ciro Gomes para descrever um comportamento mais ameno de Lula em 2002, comparando com a postura dele em eleições anteriores - "nos trouxe a sabedoria de criar a base aliada e de criar as condições de ensinar esse pais a conviver democraticamente na diversidade."

O ex-presidente afirmou que o governo petista não pode ser derrotado em 2014 porque "os partidos de lá [da oposição] estão fragilizados". "Eles estão sem valores, sem discurso, sem propostas. Qualquer coisa que eles tentarem fazer, nós fizemos mais e melhor. É por isso que queremos fazer esse debate com eles, com a opinião publica, com a imprensa."

O evento organizado pelo PT para comemorar 10 anos da legenda no comando do Governo Federal começou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e também de petistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. Estavam no encontro o ex-ministro da Casa Civil e deputado federal, José Dirceu, além dos deputados José Genoino e João Paulo Cunha.

Além de ministros de estado, nove presidentes e vice-presidentes de partidos aliados do PT participaram, assim como quatro governadores Agnelo Queiroz (DF), Jaques Wagner (BA), Marcelo Déda (SE) e Tião Viana (AC), que prestigiam o evento, comemorando também 33 anos do Partido dos Trabalhadores. O ato foi no hotel Holliday In, no Anhembi, em São Paulo.

Fonte: Tribuna do Norte