quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SEVERIANO MELO, E UMA EDUCAÇÃO EM DECLÍNIO


A rede municipal de ensino severianense parece está cada dia mais em declínio, falemos por vez da Escola Municipal Milton Holanda Melo (EMMHM), localizada no distrito de Santo Antonio, zona semi-urbana a 9 km da sede do município.


A Escola de ensino infantil e fundamental 1, sente a notável ausência de gestores, diretores, coordenadores, que pouco aparecem e em muitos casos não resolvem problemas existentes. Os A.S.G’s responsáveis pela alimentação dos alunos não recebem orientação de nutricionista na rotina escolar, se recebem, a pouca orientação dessa profissional (nutricionista) se faz em um cardápio escrito a ser seguido diariamente, mas que obrigatoriamente falho por não dispor de todos os alimentos descritos no cardápio no depósito da EMMHM. 

AS PROFESSORAS MANTÉM AS CRIANÇAS TRANCADAS NAS SALAS COM MEDO QUE OCORRA ALGUMA FATALIDADE. A INSEGURANÇA É CONSTANTE!


O descaso se ver na estrutura física da EMMHM, as crianças comem sentadas no chão, sem higiene nenhuma, pois não existe mesas e nem refeitório apropriado para que haja uma refeição digna de seres humanos nos tempos de hoje. Não disponibiliza de espaço adequado e favorável ao lazer das crianças, banheiros quebrados, caixa d’água com infiltrações, sem descargas, até porque se as descargas funcionassem não poderiam ser usadas, pois a mais de 10 dias que a fossa da escola afundou e nem previsão de reparos.

O pior de tudo é o perigo desse buraco no meio do pátio interno da EMMHM, atraindo ratos, baratas e outros insetos, causando grande risco para saúde dos alunos e até mesmo dos funcionários, que são obrigados a transitar pelo local para pegar água na única cisterna que há, água para fazer os alimentos e para o consumo humano, que por sinal, esta cisterna está localizada a poucos metros da fossa, com grande chance de contaminação (se já não estiver contaminada).



“Pais de alunos informaram a redação deste blog, que logo que a fossa afundou, foram suspensas as aulas, os alunos ficaram sem aulas numa sexta-feira e na segunda-feira seguinte, não tenho reformado a fossa, pais e mães se obrigam a levarem os filhos à escola para que as faltas não interferissem na frequência escolar exigida pelos Programas Sociais do Governo Federal, dos quais muitos são beneficiários”.




O BURACO TEM APROXIMADAMENTE 150cm DE COMPRIMENTO POR 40cm DE LARGURA E A PROFUNDIDADE CHEGA A QUASE 2m.







NOTA DO BLOG: Deixamos aberto a quaisquer responsáveis pela gestão da Escola Municipal Milton Holanda Melo, tais como, direção, coordenação, ou outros, que queiram se pronunciar a respeito dos fatos acima citados, para que sejam repassadas as informações cabíveis, pois o povo precisa saber o porquê de muitas coisas!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

SEVERIANO MELO EM EXTREMA DECADÊNCIA!

HÁ ANIMAIS RACIONAIS QUE SE COMPORTAM PIOR QUE OS IRRACIONAIS! 
(Frase pra reflexão dos leitores)


PRAÇA DOS IDOSOS

A nossa Severiano Melo que tanto gostamos, em dias de decadência, coisas lindas contrastando com o descaso, será que era uma continuação que queríamos? Digo que não e o povo já provou nas Eleições 2012 que a mudança de gestão é necessária e se faz URGENTE a cada dia desse fim de mandato catastrófico que aí está.

Uma praça bonita, onde está instalada a tão importante ACADEMIA PARA OS IDOSOS, localizada no centro da cidade, ao lado da Prefeitura Municipal, ao lado da Câmara dos Vereadores, nos fundos da EMATER/RN, e em TOTAL ABANDONO, o mato já começa a romper o duro concreto, a grama a anos deixou de ser verde e passou a ser palha, fezes de animais espalhadas pela praça, e esse jumento o que faz aí? Pergunto, a nossa cidade está virando recinto de animais?

EXISTE ALGUM PROBLEMA NESTA IMAGEM? QUAL SERIA O PROBLEMA?

[ENTRE RISOS] Alguns podem até dizer que problema está no jumento que está comendo essa "palha", mas, tenho certeza que o problema detectado está muito longe daí. 

O problemático poderia dar expediente no Palácio ao lado, mais nem isso faz, deixa que outros "laranjas"  deem esse bendito expediente.

O problema é a PÉSSIMA GESTÃO, que não cuida nem do povo, e muito menos do que é do povo. Até porque esse jumentinho não tem culpa alguma por está aí, já que nossos governantes não se preocupam com os animais (equinos, ovinos, suínos, caprinos, cães, ratos...) sujando nossas ruas, espalhando doenças entre si e aos humanos, não se preocupa a tempos com a estética da nossa Severiano Melo. Então amigos, nos resta fazer o que? 

Foto e texto: Damião Gleison Martins Freitas    

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DO SONHO À REALIDADE EM NATAL


A GOVERNADORA SONHA...



A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, parabenizou Carlos Eduardo (PDT) pela vitória alcançada nas urnas de Natal neste domingo (28). Segundo ela, o governo será participativo na construção da Natal do futuro.

Antes do encerramento da apuração dos votos, a governadora havia declarado que estará disponível para discutir as soluções para os problemas da capital potiguar com o novo prefeito.

Segundo a assessoria de Rosalba, o vencedor das eleições deverá ser convidado nos próximos dias para uma reunião com a governadora.


Fonte: DN Online







POR OUTRO LADO... (A REALIDADE)


Júlio Rocha e Sérgio Vilar, DN Online

Em entrevista coletiva na sede do diretório do PDT na noite deste domingo após o resultado das eleições, o prefeito eleito de Natal Carlos Eduardo Alves falou sobre os projetos para os próximos quatro anos a frente do Executivo Municipal.

“Fomos muito atacados, mas a resposta da população me lavou a alma, agora é solicitar a união por Natal, que viveu um retrocesso nos últimos quatro anos. Vamos correr atrás do prejuízo. Não vamos assumir a Prefeitura olhando pelo retrovisor, Natal está cansada de saber o que se passou nestes quatro anos, apenas o que foi irregular vamos mandar para os órgãos competentes apurarem. Toda nossa força será voltada para resolver os problemas. Natal voltará a ter sua auto-estima elevada e voltará a normalidade”, enfatizou Carlos Eduardo.

Sobre as prioridades para o início da gestão, Carlos Eduardo declarou: “A nossa prioridade nos primeiros 200 dias é limpar a cidade, recuperar a malha viária e simultaneamente priorizar a saúde e garantir o início do ano letivo sem maiores transtornos”.

Transição

O prefeito ainda enfatizou que a escolha da equipe de transição deverá ser anunciada até terça-feira. “Amanhã vamos começar a cuidar da equipe que vai fazer a transição desta administração, evidentemente que nós temos nomes em mente, até terça-feira estaremos conversando sobre a condição de transição”, concluiu.

Apoio do PT

“Foi muito importante o apoio do deputado Fernando Mineiro, da deputada Fátima Bezerra e toda a militância do PT para conseguirmos esta vitória”

Secretariado

“Vamos buscar um perfil técnico como na nossa primeira gestão. Desde o início do ano contamos uma equipe para desenvolver o plano de governo”

Nível da Campanha

“Não esperava uma campanha com tantas infâmias e calúnias por não ser o perfil do adversário, mas eles insistiram em patrocinar uma campanha do tudo ou nada baixando o nível”

Copa 2014

“Natal não acompanhou o ritmo das outras cidades-sedes como Salvador por exemplo que recebeu quase R$ 4 bilhões, enquanto Natal só recebu R$ 500 milhões e ainda não foi iniciada nenhuma obra de mobilidade

Câmara

“Na situação que Natal se encontra acredito que a própria Câmara independente de partidos vai querer dar também a sua contribuição, para que saia dessa situação sem precedentes. Acredito que os vereadores vão contribuir para resolver isso independente da coligação que fazem parte. 

Vice

“A participação da vice-prefeita Wilma de Faria será pró-ativa, já que ela tem experiência e foi uma gestora muito bem avaliada”

Agravos na Justiça

“Natal toda viu que esse foi um processo para me tirar da disputa eleitoral. Quando viram que em todas as primeiras 15 pesquisas o povo de Natal nos colocava em primeiro lugar, esse processo veio única e exclusivamente para tentar impedir minha candidatura de forma arbitrária. Natal viu que era um projeto casuístico e nem a Justiça do RN está aceitando, pois já ganhamos em primeira instância e temos um parecer favorável do MP e confio que a Justiça mais uma vez vai confirmar que isso foi arbitrário contra um cidadão injustiçado e perseguido. A resposta da população veio com mais de 215 mil votos, contra os 14 da Câmara e os eleitores também reprovaram o líder da prefeita e o presidente da Câmara que não conseguiram se eleger”. 

Relação com o Governo do Estado

“A nível de Governo do Estado somos oposição e os nossos compromissos políticos com esta aliança que venceu no 2º turno das eleições, mas não vamos tratar como inimigos, mas adversários políticos”

Projetos políticos

“Meu projeto político é o da reeleição em 2016, e desta vez para vencer no primeiro turno, porque essa coisa de dois turnos é muito desgastante. Serão quatro anos de completa dedicação à cidade”.

Fonte: DN Online

PODERÁ HAVER TERCEIRA ELEIÇÃO EM NATAL/RN


Se contas de Carlos Eduardo forem reprovadas, poderá haver terceira eleição em Natal



Apesar da eleição para Prefeitura de Natal ter chegado ao fim neste domingo com a vitória do candidato Carlos Eduardo (PDT), ainda poderá haver um novo pleito municipal. Isso porque caso os agravos da Câmara Municipal que reprovam as contas do prefeito em 2008 sejam aceitos pelo Tribunal de Justiça, Carlos Eduardo não poderá assumir e uma nova eleição deverá ser necessária.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) desembargador João Rebouças explicou, “Mesmo após a diplomação, dependendo do julgamento dos agravos poderá ser realizada uma nova eleição. Não seria nem a vice, nem o candidato Hermano Morais que assumiria e sim o vencedor de uma terceira eleição”, disse o desembargador.
Caso o resultado do julgamento contrário ao prefeito eleito saia somente em 2013 ou 2014, ele perde a diplomação. Já se a decisão sair somente em 2015, poderá haver cassação e nesse caso a Assembleia Legislativa ficaria responsável pela escolha do prefeito.

Fonte: DN Online

MP instaura inquérito para investigar OS que gere hospital em Mossoró, RN






Legalidade da contratação do Inase será averiguada por dois promotores.
Entidade assumiu gestão do Hospital da Mulher nesta segunda-feira (29).


A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Rio Grande do Norte instaurou Inquérito Civil Público (número 059/2012 no dia 26 de outubro) para averiguar a legalidade da contratação do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase). A organização social foi a única entidade registrada como pessoa física de direito privado, constituída sob a forma de associação civil sem fins lucrativos ou econômicos qualificada pela governadora Rosalba Ciarlini no dia 18 de setembro passado, através do decreto nº 22.986.
A entidade, com sede no município carioca de Paraíba do Sul, distante da cidade-sede da Associação Marca 69 quilômetros, assumiu a gestão do Hospital da Mulher, em Mossoró, nesta segunda-feira (29), após saída da Associação Marca. Mensalmente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) efetuará o repasse de R$ 2,3 milhões pela administração e operacionalização do único hospital de alta e média complexidade obstétrica da região Oeste do estado. A assessoria de imprensa da Sesap confirmou que o secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino, "já tomou ciência do inquérito civil e está tranquilo". Todos os documentos solicitados pelos promotores serão entregues, afirmou a assessoria do órgão.
G1 entrou em contato com os representantes do Inase, Carlos Augusto Baptista e José Carlos de Carvalho Pitangueira Filho, mas ninguém atendeu ou retornou as tentativas de contato telefônico na sede da organização na cidade de Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. Já a assessoria de imprensa do Hospital da Mulher, em Mossoró, informou que os diretores do Instituto só chegarão ao município na noite desta segunda-feira ou início da manhã da terça-feira (30).
Fonte: G1 - GLOBO 

ITAÚ ELEGE PREFEITO COM 70% DE APROVAÇÃO POPULAR

Um homem com uma história movida por dificuldades, força de vontade e muita determinação transformou o filho de um agricultor e de uma dona de casa num dos prefeitos mais bem votados do interior do Rio Grande do Norte. Com 70% de aprovação popular, Ciro Gustavo Alves Bezerra estreia na vida política já como prefeito do município de Itaú-RN.

Ciro faz uma pequena retrospectiva de sua história de vida que teve como base muito trabalho e vontade de vencer. "Eu tive uma infância simples, mas sempre soube que seria através dos estudos que conseguiria vencer na vida e foi com esse pensamento que consegui alcançar os meus objetivos", relatou.

O prefeito eleito de Itaú sempre estudou em escola pública, concluiu o nível superior e se formou em contabilidade na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e conseguiu montar sua própria empresa de contabilidade. A entrada na vida política surgiu de uma pesquisa popular feita no município e o seu nome foi apontado como favorito a sucessão municipal.

Ligado ao Democratas (DEM) e apoiado pelo atual prefeito Edson Melo, que acatou seu nome para a sucessão, a candidatura foi lançada iniciando então uma campanha que já começou com uma aprovação recorde e não foi diferente no resultado das urnas. Ciro Gustavo foi eleito com 2.485 votos, confirmando a pesquisa que o apontava como favorito.

PROJETO 
Mesmo iniciando na vida política, Ciro se mostra muito voltado para os problemas da população de seu município. Entre os projetos que pretende trabalhar durante seu mandato está o apoio ao homem do campo, um público que, segundo ele, precisa de apoio para se manter em seu ambiente natural. "Na minha administração pretendo levar incentivo ao homem do campo investindo na agricultura familiar, buscando linhas de crédito que forneça ao trabalhador rural condições de sobrevivência no campo", adiantou.

Outro projeto que será trabalhado, de acordo com Ciro Gustavo, será voltado para o público jovem com a geração de emprego e renda, um trabalho que terá início com programas de qualificação de mão de obra. "Conheço de perto as dificuldades do meu município e por ter esse conhecimento irei buscar meios de promover o desenvolvimento social e econômico da população", concluiu.


Fonte: GAZETA DO OESTE 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

16ª ROMARIA DA JUVENTUDE DO LIMA, PATU/RN

Faltam 3 dias para realização da 16ª Romaria da Juventude, no Santuário do Lima em Patu/RN, é uma das maiores concentrações religiosas do Estado.




A Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró convida toda juventude para a 16ª Romaria, que esse ano acontecerá no dia 28, domingo,no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no Lima/RN. O tema deste ano será “Que Vida vale à pena ser vivida?“
A Romaria da Juventude 2012 celebra o Dia Nacional da Juventude e um grande incentivo para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro (RJ), com a presença do Santo Papa. A expectativa do setor diocesano de juventude é que cerca de 8 mil jovens de toda a Diocese de Santa Luzia estejam presentes no Santuário do Lima. “A expectativa é muito grande, pois em todos os encontros percebemos os jovens bem motivados “, garante Paula Dantas, do setor de Juventude.

Programação:

4h - Acolhida das paróquias que estão chegando
5h - Santa Missa com Dom Mariano, na Igreja Matriz de Patu
Obs. Depois da missa segue com um arrastão até o Santuário do Lima, com animação de DJ ANGELUS.
7h
30 - Chegada do arrastão no Santuário
10h - Show com a Banda Divina Luz, de Natal, atração principal da Romaria
11h30 - Bênção do Santíssimo
12h - Encerramento com o retorno das paróquias as suas cidades

Obs.: Durante o evento, nós teremos lanchonetes, teatro, dança, Expocarisma, Tenda de Adoração no Mirante e confissões.




APÓS ASSALTO A AGÊNCIA DOS CORREIOS DE RIO DO FOGO/RN POPULAÇÃO LINCHA UM DOS ASSALTANTES


Na manhã desta, terça-feira (23), por volta das 10hs, dois homens adentraram na agência dos correios e anunciaram
 o assalto, rendendo os funcionários e as pessoas que estavam no seu interior. Em seguida os bandidos fugiram a pé, roubaram duas bicicletas para auxiliá-los na fuga. Só que um dos assaltantes se deu mal, foi pego pela população e linchado na avenida principal da cidade. Alguns populares tentavam acalmar os ânimos da população, impedindo que ele fosse morto. A polícia de Touros e a de Rio do Fogo, que tem a frente o competente Subtenente J. Edson, responsável por aquele destacamento, caiu em campo, chegando em poucos minutos ao local da ocorrência Ao chegar ao local do linchamento, o subtenente deu voz de prisão ao assaltante. O comparsa conseguiu escapar com o malote do dinheiro, onde iniciou uma intensa perseguição em uma matagal fora da cidade. Foi neste exato momento que o subtenente J. Edson, pediu reforço ao GTO de João Câmara, o assaltante estava armado com arma de calibre 38 e não queria se entregar. A ação dos assaltantes foi rápida, mas ágil foi a policia da cidade de Touro e a de Rio do Fogo, o meliante que foi preso foi identificado como Jefferson Carlos da Cruz “Vulgo Lobisomem”, o outro foi identificado como Paulo Junior “Vulgo Paulão”. Um dos dois elementos que entraram e assaltaram, ainda está foragido dentro do mato cercado pela polícia. 
O assaltante preso foi entregue a polícia federal, pois a agência dos correios pertence ao um órgão federal, a policia continua em busca do segundo assaltante, será uma questão de tempo, ele está com o malote com o dinheiro e continua dentro do matagal.





IMAGENS COLHIDAS DO BLOG PASSANDO NA HORA

NOVA AGÊNCIA DA CAIXA INAUGURADA NESTA SEGUNDA, 22, EM APODI

A nova agência da Caixa Econômica de Apodi, foi inaugurada nesta, segunda-feira, dia 22. A solenidade de inauguração que aconteceu as 17:00hs, se restringiu somente para autoridades, convidados e imprensa local. Durante o evento, a boa música de Alexandro Bandeira e o buffet de Josué de Mossoró, será apreciada pelos presentes.

Localizada na Rua São João Batista, a agência já abrirá hoje em horário normal, as suas portas para os clientes, que apartir de então, passará a contar com uma equipe qualificada para atendimento à população. A nova agência está alinhada ao desafio estratégico da CAIXA: ser referência em atendimento, valorizando a satisfação e comodidade dos usuários.

A implantação da Agência busca facilitar o acesso da população aos serviços da CAIXA. Além de oferecer vários produtos com taxas competitivas, a CAIXA é o principal agente financeiro das políticas públicas do Governo Federal, estando à frente de programas sociais, como: Minha Casa Minha Vida , o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Bolsa Família. Com amplo estacionamento a agência obedece ao modelo atual de ergonomia e modernidade, apresentando sinalização interna adequada ao padrão de atendimento privativo.

Além disso, possui padrão visual e funcional da CAIXA, que facilita o direcionamento e a movimentação dos clientes. Para o evento já confirmam presenças autoridades de toda região oeste. A inauguração da nova unidade faz parte das ações de expansão e reposicionamento da rede da CAIXA, já presente em todos os municípios do Brasil.

A rede da CAIXA é composta, hoje, por 3.191 agências (479 com Penhor), sendo 623 postos de atendimento bancário e 16 unidades móveis; 11.848 casas lotéricas; 25.069 correspondentes CAIXA AQUI e 5.422 pontos de autoatendimento, totalizando 45.530 pontos de atendimento.


Fonte: ApodiBaixo doPano 

MOSSOROENSES APROVEITAM REDUÇÃO DO IPI PARA CARROS


Os mossoroenses que ainda sonham em comprar carro novo podem encontrar preço baixo no mercado por mais dois meses. Na manhã de ontem, 24, o Ministério da Fazenda anunciou a prorrogação do corte de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para  carros até o fim do ano.
Com a medida, o Governo deixará de arrecadar R$ 800 milhões nesse período e terá a contrapartida de manter o nível de emprego e redução de preços para o consumidor. Em Mossoró, as concessionárias estão lucrando e tendo boas vendas.
Segundo Érico Fernandes, diretor comercial de uma concessionária em Mossoró, a medida do Governo em manter a redução do IPI foi acertada. Ele conta que antes da redução o mercado estava parado e agora as vendas estão bem satisfatórias.
“O mercado automotivo representa cerca de 20% da indústria brasileira. Antes ele estava parado, mas agora as vendas bateram recordes. Este ano tem sido muito lucrativo”, afirma.
Com desconto de R$ 2 mil a R$ 5 mil, os carros populares com o motor 1.0 são os mais vendidos. Érico revela que 40% das vendas estão associadas aos carros econômicos como Palio, Celta, Corsa, Uno e Gol.  
Para os dois últimos meses do ano, o diretor comercial espera que as vendas sejam maiores do que em 2011. Ele confessa que os meses de novembro e dezembro são por natureza meses de boas vendas e que com a ajuda da redução do IPI devem bater recordes.
“A redução do IPI é boa para todo mundo, não é só as concessionárias que lucram. As lojas de carros usados também saem ganhando. A estimativa é que para cada carro novo vendido são vendidos 3,5 de carros usados. Se forem vendidos 100 carros novos são vendidos 350 usados”, destaca.
Conforme os dados da Associação Brasileira de Concessionária, repassados por Érico Fernandes, o número de veículos novos vendidos este ano no Estado tem sido maior do que no ano passado. Em 2011 foram vendidos 33.784 carros no Estado, isso incluindo carros de todas as marcas, mas sem contar com ônibus e caminhões.
Sem contar com a redução do IPI, de janeiro a setembro de 2011, foram vendidos 24.793 novos carros, enquanto que no mesmo período deste ano - contando com a redução do IPI - foram vendidos 28.147 novos carros. Um aumento de 16,5 nas vendas.
“Os números mostram que a opção de reduzir o IPI fez efeito e aumentou as vendas. De um mercado parado para quebra de recordes. A expectativa é que mais carros sejam vendidos até o fim do ano”, finaliza o diretor da concessionária.
Para o professor Sérgio Holanda, a atitude do Governo em manter a redução de IPI faz com que os brasileiros que não conseguiram comprar o carro até agora mantenham o sonho de adquirir um carro novo.
Ele acredita que o pagamento 13° salário de muitas pessoas será utilizado na compra de veículos. “O IPI já está perto de acabar e isso vai fazer com que muita gente compre um carro novo. O preço está bom e se der uma apertadinha no orçamento dá para comprar”, garante.


Carros no Brasil ainda são mais caros que no exterior

Apesar da redução de IPI, os carros no Brasil ainda são mais caros que no exterior. Na garagem de casa, o carro pode até ser o mesmo de americanos, europeus, argentinos ou japoneses. No entanto, o preço certamente é bem diferente.
Margem de lucro maior, impostos elevados, altos custos de mão de obra, de logística, de infraestrutura e de matérias-primas, falta de competitividade, forte demanda e um consumidor disposto a pagar um preço alto ajudam a explicar o porquê de o veículo aqui no Brasil chegar a ser vendido por mais do que o dobro que lá fora.
Levantamento em cinco países — Brasil, EUA, Argentina, França e Japão — apontam que o carro brasileiro é sempre o mais caro. A diferença chega a 106,03% no Honda Fit vendido na França (onde se chama Honda Jazz).
No Brasil, o carro sai por R$ 57.480, enquanto na França, o veículo equivale a R$ 27.898,99. A distância também é expressiva no caso do Nissan Frontier vendido nos EUA. Aqui, custa R$ 121.390 — 91,31% a mais que os R$ 63.450,06 dos americanos. O Jeep Grand Cherokee básico custa R$ 179 mil no Brasil, enquanto, por esse valor, em Miami, é possível comprar três unidades do modelo, que custa US$ 28 mil.

Fonte: GAZETA DO OESTE 


MAIS DE 800 DECLARAÇÕES DE APTIDÃO PARA O PRONAF JÁ FORAM EMITIDAS PELO GOVERNO


851 Declarações de Aptidão (DAP) para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) já foram emitidas pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA) e Unidade Técnica Estadual (UTE/RN). O documento identifica os agricultores familiares e/ou suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas, aptos a realizarem operações de crédito rural ao amparo do Pronaf.

De acordo com a assessoria de comunicação da Seara, a DAP, que também é emitida por outras instituições no RN, permite que agricultores dos 139 municípios afetados pela estiagem tenham acesso a diferentes linhas de crédito do Pronaf, como: Custeio, Investimento, Pronaf Agroindústria, Pronaf Mulher e Pronaf Jovem, entre outros. Entre os municípios em estado de emergência em decorrência da seca desTe ano é Mossoró. 

A Declaração tem como objetivo especificar duas características do agricultor: se o agricultor se enquadra na categoria de pessoa física ou pessoa jurídica (no caso de associações). Uma das principais diferenças entre as duas categorias diz respeito ao prazo de validade do documento, que varia de pessoa física para jurídica, bem como apresenta a linha de crédito que melhor atente as especificidades de cada família rural.

Para o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, antes que o agricultor solicite sua DAP "é recomendado que seja feita discussão entre família sobre a necessidade do crédito - seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários, visando, dessa forma, uma boa aplicação do recurso", ressaltou Fernandes.

Além da emissão de DAPs, a Seara também está atuando no enfrentamento aos efeitos da seca por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e Regularização Fundiária. O PNCF funciona através de duas linhas de créditos: Combate à Pobreza Rural (CPR) e Consolidação da Agricultura Familiar (CAF). Ambas facilitam o crédito para que o agricultor possa, além de adquirir a terra, estruturar sua propriedade e cultivar frutas e verduras por meio da agricultura irrigada. Já a Regularização Fundiária viabiliza aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica da posse do imóvel, permitindo que o mesmo acesse às demais políticas públicas, entre elas o crédito rural e a assistência técnica.


Fonte: GAZETA DO OESTE 


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PREFEITO DAGOBERTO JÁ COMEÇA A MUDANÇA



Segunda informações passadas para o nosso blog, Dr Dagoberto começou cedo a sua tão almejada mudança. Se comenta na cidade que algumas secretarias já estão com nomes definidos. O prefeito contará com uma equipe de extrema competência para assumir as vagas de secretaria. O critério maior escolhido pelo prefeito, é gente qualificada em cada área de sua atuação, para que possam assumir, e cumprir o compromisso que lhe é confiado. 
      Concordo plenamente com a opinião de Dagoberto sobre pegar gente capacitada para assumir tais cargos de tanta responsabilidade, de nada adianta permanecer como está. Um exemplo forte a  lembrar é a secretaria de comunicação do município, em que o secretario que não exerce sua função corretamente, levando em consideração que uma secretaria de comunicação é de total importância para cidade, e nada é feito na mesma. Exemplo? O prédio que funcionava como apoio a estudantes sem acesso a internet. Pelo que me disseram dentro do prédio tem muitos computares em estado de abandono e o prefeito atual nada faz sobre o assunto, e acesso gratuito a internet para a população, é dever da secretaria de comunicação.
Mas se formos falar qual não funciona atualmente, poderíamos citar a de esporte, obras, educação, comunicação!
        Os nomes do secretariados iremos divulgar em breve, aguardem!

Fonte: CPP - NATAL/RN  

NOTA DO BLOG: "Estamos ansiosos pela mudança, a esperança chegou!"

IMAGENS DA TRAGÉDIA ENVOLVENDO BULL TERRIER

Segundo informações a criança identificada como Alidssa Ramille, 3 meses e dois dias, estava no colo de uma prima de apenas 11 anos quando a mesma de costume foi logo cedinho na casa vizinha visitar sua coleguinha dona do animal, como era de costume o animal dormia no quarto da dona e quando a coleguinha abriu a porta do quarto o cachorro estava solto dentro e partiu para cima das duas, com o susto ao ver o cachorro ela jogou a recém-nascida no chão que  foi atacada pelo cachorro da raça BULL TERRIER, de acordo com informações do veterinário Bruno Ricarte que esteve no local de raça pura, e como sendo um cão de guarda quis apenas proteger o dono.
A fatalidade se deu na Rua Francisco Romualdo, casa Nº 282, nas proximidades do Bar do Cebion, e próximo a Tiinha. Muitos curiosos e policiais estão no local do trágico ocorrido e  polícia teve dificuldades de isolar a área em virtude do grande numero de pessoas que gritavam pedindo que sacrificassem o animal.
Foram contactados as autoridades competentes para determinar o destino do cão. (ITEP) e (CENTRO DE ZOONOSES DE MOSSORÓ). A propietária do animal se manisfestou no sentido de sacrificar o mesmo. Já a mãe da criança teve que ser socorrida para o hospital em estado de choque. Comoção e revolta era o clima no local, algumas pessoas relatavam que a muito se pediam para que a dona do animal desse um fim nele, por se tratar de um animal perigoso, outros lamentavam o ocorrido comentando que a dona não teve culpa e que o cachorro estava dentro da casa e não na rua.
Em fim um fato triste e em respeito a família nós não iremos publicar fotos chocantes do trágico ocorrido, e lamentamos profundamente o fato e que sirva de exemplo para outros criadores de animal.


PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

PASSANDO NA HORA

Fonte: PM SÃO RAFAEL  

PITT BULL MATA CRIANÇA EM MOSSORÓ


Cachorro mestiço da raça Pitt Bull com Bull terrier, mata criança de cinco meses na Rua Francisco Romualdo no bairro Boa vista em Mossoró.Segundo informações, o animal atacou a criança, nos braços de uma prima de 11 anos de idade, quando a mesma entrou na residência do proprietário do animal que fica localizada ao lado da residência da família da vitima.
A criança identificada como Alidssa Ramille, tinha cinco meses de idade e morava vizinha ao dono do animal. O corpo da criança ficou caído ao lado da cama, dentro do quarto. Após o sinistro o animal foi contido pelo proprietário.
Uma equipe de socorristas do Samu ainda foi ao local, mas acriança já estava sem vida. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Policia Ambiental foram chamadas para conter o animal.
Segundo informações de um especialista, o cão deve ter confundido a criança nos braços da prima com outro animal. Esse pode ter sido o motivo da reação do Pitt Bull. 
O animal deverá ser conduzido para um período de observação e depois será sacrificado. Segundo informações esse é o procedimento recomendado pelos especialistas em comportamento animal. Quando um animal ataca e mata ser humano ele pode se acostumar com o sabor do sangue e continuar a pratica.




Fontes: O CÂMERA 

ESTUDANTES PESQUISAM SOBRE A CULTURA DO CAJU



A Escola Municipal Professor Antonio da Graça Machado realizou no dia 10 de outubro a sua mostra científica e cultural. Sob a orientação dos professores, os alunos apresentaram seus projetos e sua dedicação para mostrar um bom trabalho.

Entre os trabalhos apresentados, um chamou a atenção por mostrar a importância do caju no semiárido potiguar. O projeto foi desenvolvido e pesquisado pelas crianças do 5º ano, tendo a colaboração das professoras Eliuza Rocha e Rosana Marques.
Para isso, os alunos tiveram que pesquisar e muito. Fizeram visitas ao Museu do Sertão, localizado na zona rural de Mossoró, e tiveram uma aula de campo em um canteiro de cultivo de caju, atividade realizada em parceria com comerciantes da agricultura familiar. Tudo isso foi apresentado à comunidade escolar. 

De acordo com a professora Rosana Marques, os alunos vivenciaram todo o percurso que o caju faz até chegar à mesa do consumidor. "Esta aula os alunos lembrarão para sempre, pois eles vivenciaram desde o plantio até o consumo do caju, que inclusive faz parte da merenda escolar", diz a professora.

Na apresentação, os alunos destacaram como o fruto é cultivado e chega até às mesas, abordaram também aspectos científicos e os benefícios para a saúde.

O projeto será apresentado na Mostra Cultural e Científica do Município de Mossoró, que será realizada em novembro. "Foi muito bom ver a participação dos alunos e o interesse ainda maior pelo consumo do caju, já que agora sabem o bem que esse fruto nos faz", disse a professora Eliuza Rocha.

Fonte: GAZETA DO OESTE 

Blog: "Severiano Melo é uma cidade cuja a cultura do caju está presente e é uma das principais economias, por ser uma das maiores produtores de caju do oeste potiguar".

terça-feira, 23 de outubro de 2012

HOMEM É PICADO NO PÊNIS POR COBRA NO INTERIOR DO RN


Um caso inusitado foi registrado neste final de semana no município de São José do Seridó, distante 240 km de Natal. Um homem identificado como Alisson Farias foi picado por uma cobra da espécie Jararaca no pênis quando iria usar um sanitário.
Segundo o irmão da vítima, o fato aconteceu na manhã de domingo quando Alisson teria ido usar um banheiro desativado e ao sentar no vaso uma cobra o picou no pênis. Em seguida, ele correu e avisou aos familiares que mataram a cobra e descobriram que a mesma era da espécie Jararaca.
Alisson conseguiu ainda ir de moto a Maternidade Santa Costa e de lá foi transferido para Caicó, onde passou todo o dia internado. Nesta segunda-feira ele recebeu alta e já está em casa. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PARABÉNS GEONNY MARTINS

Proprietário do blog GEONNY NOTÍCIAS

Hoje o dia é especial para o amigo e companheiro blogueiro GEONNY MARTINS, muitas felicidades e que tudo de bom que desejas se torne realidade. Forte abraço!

domingo, 21 de outubro de 2012

PM RECUPERA CARRO ROUBADO E PRENDE HOMEM POR RECEPTAÇÃO EM ITAÚ/RN



A polícia militar da cidade de Itaú juntamente com a RP de Severiano melo realizaram na manhã desta sexta-feira (19) a prisão de um homem por receptação. Com ele a polícia recuperou um carro tipo Corsa sedan de cor preta. 
A prisão ocorreu por volta das 7h00min da manhã quando a PM de Itaú foi avisada pela vítima de que seu carro que havia sido roubado estaria na pousada do posto Kurió II, localizada na entrada da cidade. Imediatamente a RP composta pelos Sd's Ranilson e Renilson pediram apoio da RP da cidade de Severiano melo comandada pelo Sgt. Alves, juntamente com o soldado Gurgel e realizaram a abordagem ao suspeito no local indicado. Segundo o acusado o carro foi alugado em Fortaleza e não foi devolvido no prazo combinado nem foi pago o aluguel. Francisco Valdeci de Melo Freitas disse aos policiais que o carro era de um amigo residente em Rodolfo Fernandes, que já é velho conhecido da polícia pela prática desse tipo de crime. 
O carro e o acusado foram conduzidos até a delegacia de polícia civil de Apodi onde foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. Após pagar a fiança, Valdeci foi devidamente liberado.






SOLTEIRÕES, PEGADA DE LUXO E SER DO SAMBA FAZ A FESTA DA VITÓRIA EM PAU DOS FERROS


HOMICIDA FORAGIDO DO CEARÁ É PRESO EM RODOLFO FERNANDES/RN



Na tarde de quinta-feira, 18, através de denúncia anônima, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, capitão Inácio Brilhante Araújo Filho, juntamente com o Grupo Tático Operacional (GTO), conseguiu localizar e prender o homicida Acrísio Filho Leite de Queiroz, natural de Fortaleza-CE. Contra ele, existia um mandado de prisão em aberto desde 2008, expedido pelo juiz de direito da comarca de Fortaleza, Bel. Francisco Mauro Ferreira Liberato.

Acrísio é acusado de ter matado a sogra e ainda de tentar matar a companheira na cidade de Fortaleza-CE. Após os crimes, fugiu e se encontrava foragido desde então. Acrísio estava morando no município de Rodolfo Fernandes. O foragido foi detido em casa e não esboçou resistência à prisão.

Após ser preso Acrísio foi levado para a carceragem do Centro de Detenção Provisório de Apodi, onde ficará a disposição da justiça. O acusado deverá ser transferido para Fortaleza onde ficará detido e aguardará o julgamento.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IBGE IDENTIFICA 60 MIL CASAIS GAYS NO PAÍS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 60 mil casais homoafetivos vivendo juntos no país, a maioria formada por católicos (47,4%) e mulheres (53%). Os dados constam de pesquisa realizada com base no Censo 2010, divulgada hoje (17).

O número de casais corresponde ao total de domicílios onde os próprios moradores declararam viver uma união consensual desse tipo e equivale a 0,1% do total de moradias do país.

A maioria das uniões homossexuais  - 99,6% - não é formalizada (com registro civil ou religioso) e estão concentradas nos estados do Sudeste (52%), seguida pelos do Nordeste (20%), do Sul (13%), do Centro-Oeste (8,4%) e do Norte (6%).

Do total de entrevistados morando com pessoa do mesmo sexo, 26% têm ensino superior e quase metade (47,4%) é católica, sendo que 25,8% declararam não ter religião. Entre os casais heterossexuais que vivem em união consensual, a maioria não tem religião.

A proporção de católicos e de sem religião na população é 64% e 8%, respectivamente. Em geral, os católicos e evangélicos são os que mais fazem casamentos religiosos entre a população.

Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto